domingo, 17 de dezembro de 2017

Fotografias de gente


GENTE COMO A GENTE 

       No encerramento de minhas publicações deste ano, arrisco-me a uma ousadia - ou "heresia"?!... - cujas repercussão não tenho ainda como avaliar. 

       Não estou absolutamente certo, mas parece-me que esta é a minha primeira postagem em que mostro fotos cujo foco principal são pessoas. Evito, o quanto posso, este tema, pois fotografar pessoas é algo extremamente difícil, embora fascinante. 

       Procurei selecionar estas fotos com o máximo cuidado e reuni para esta publicação algumas das que mais gosto. Como foram feitas em público, acredito não ter invadido a privacidade de ninguém. Há flagrantes com expressões que surpreenderam a mim mesmo, como o da primeira foto, dos assistentes de um desfile tradicionalista. Acho esta foto belíssima, motivo pelo qual coloquei-a antes de todas as demais. 

     No final da postagem descrevo cada uma delas, sucintamente. Espero ter sido feliz na escolha e almejo que vocês as apreciem.












 1 - No desfile tradicionalista da Semana Farroupilha, no dia 20 de julho de 2017, no Parque da Harmonia, cliquei esta foto, uma das minhas prediletas. 

 2 e 3 - Parque da Redenção / Brique - Atores do "Grupo de Teatro Por que Não", de Santa Maria, RS, em 24 de setembro de 2017. 

4 - A moça e o celular. Parque da Redenção (Av. José Bonifácio), 10 de dezembro de 2017.

5 e 6 - (a) Um anjo estreante nos domingos da Redenção. (b) O Anjo que todos conhecemos. O nosso querido Abraham Ponce, o Anjo mais conhecido de Porto Alegre, nesse dia - 10 de dezembro de 2017 - veio ao Brique acompanhado da esposa, numa linda alegoria evocativa do Natal. 

7 - O menino pensativo. Ator de um dos muitos grupos de teatro de rua que se apresentam na Redenção, num momento de descanso e meditação. Cliquei em 10 de dezembro de 2017. 

8 e 9  - Praia dos Ingleses, Florianópolis, SC - (a) A moça indecisa sobre o que comprar do ambulante. (b) O vendedor de chapéus. As duas fotos foram feitas em 23 de fevereiro de 2016.

10 - Fátima, Portugal - Capelinha das Aparições. Romeiros e seu momento de fé e oração. 30 de março de 2014.

11 e 12 - Lisboa - Feira da Ladra. Fiz as fotos no dia 22 de março de 2014. 

13 - Lisboa -Rua da Conceição. Artista de rua. Fiz a foto no dia 26 de março de 2014. 

14 e 15 - Florianópolis, SC, Praia dos Ingleses, cedo pela manhã. Dia 26 de fevereiro de 2016. Pescadores recolhendo as redes. Um belo espetáculo. 

16 - Canoas, RS. Park Shopping Canoas. Fiz ontem, dia 16 de fevereiro de 2017. 

       É isto, por hoje. Espero que tenha gostado. 

       Até o ano que vem e feliz Natal a cada um de vocês. 

       Evandro

Nenhum comentário: