domingo, 17 de novembro de 2019

Entre florestas petrificadas

SÃO PEDRO DO SUL 

    Entre os municípios de Santa Maria, São Martinho da Serra, Toropi, Mata, São Vicente do Sul, Quevedos e Dilermando de Aguiar e com uma população de pouco mais de 16 mil habitantes, encontra-se a cidade de São Pedro do Sul, distante 42 km de Santa Maria e 358 km da Capital, Porto Alegre. Junto com a cidade de Mata, faz parte dos Sítios Paleobotânicos do Arenito Mata, De idade Triássica, estas exposições de “florestas petrificadas” estão entre os mais importantes registros do planeta, tendo se formado a mais de 200 milhões de anos.











 

     São Pedro do Sul formou-se a partir da doação de terras feita por Crescêncio José Ferreira, em 1866 para edificação de uma capela. Até o ano de 1926 pertenceu a Santa Maria, tendo sido emancipada em 22 de março de 1926, pelo decreto Estadual número 3624. Ao longo de sua história teve vários nomes, como "São Pedro do Rincão", "Rincão de São Pedro", "São Pedro" e finalmente "São Pedro do Sul". 

     Estas fotos mostram a Igreja Matriz com alguns detalhes de seu interior (Altar-mor e nave central), construída no final dos anos 1950. algumas vistas como o Hotel Cordoni, e a Praça Crescêncio Pereira, com a estátua do fundador da Cidade, troncos petrificados, o monumento “Rosa dos Ventos” (homenagem da Loja Maçônica Remanso aos 88 anos da Cidade).

Evandro

Nenhum comentário: