sábado, 12 de outubro de 2019

A "Capital dos Curtumes"

ESTÂNCIA VELHA 

       Cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, distante 45 km desta, Estância Velha é um dos belos municípios da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Situada entre São Leopoldo, Novo Hamburgo, Portão, Ivoti e Lindolfo Collor, foi emancipada de São Leopoldo, da qual era o 10° Distrito, em 8 de setembro de 1959.
       Em 1788 fazia parte da Real Feitoria do Linho Cânhamo, instalada as margens do Rio dos Sinos, com o objetivo de ocupar a área para a Coroa Portuguesa e produzir cânhamo – matéria prima para a fabricação de cordame de navios e que Portugal exportava para outros países.
       Como o plano de ocupação não surtiu os efeitos desejados, em 1824, já no Brasil Imperial, Dom Pedro distribuiu estas terras da Real Feitoria aos imigrantes alemães que aportaram em São Leopoldo. O primeiro imigrante alemão que se estabeleceu em Estância Velha foi Mathias Franzen, que derrubou o mato e fez roça. Sendo sapateiro, já em 1830 exercia também o oficio aprendido na Europa. A partir daí, seguiu-se a vinda de diversas famílias de imigrantes.













 
       As fotos que eu mostro hoje retratam alguns lugares que visitei e dos quais gostei bastante. Dentre eles destacam-se o Monumento ao Curtidor, inaugurado em 8 de setembro de 1984, obra da artista Verena R. Becker e que foi feita na Fundição Ferrabrás S.A., a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, os pavilhões da Feira do Artesanato, a Praça 1° de Maio, e a belíssima Igreja Matriz da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Evandro

Nenhum comentário: