terça-feira, 4 de janeiro de 2011

As praças do meu Jardim

PRAÇA ITÁLIA - II








A arquitetura da Praça Itália se destaca pela presença de doze colunas cilíndricas dispostas em duas fileiras de seis, um obelisco e uma pequena ponte em arco sobre o lago. Tem como ponto alto outra coluna sobre a qual, numa base triangular, encontra-se a réplica em bronze do Leão de São Marcos, símbolo de Veneza, tendo na base uma placa com os seguintes dizeres:
LEÃO DE SÃO MARCOS – Réplica doada pela Assembléia Legislativa da Região do Vêneto, através da Câmara de Comércio Italiana – RS, à Cidade de Porto Alegre. Inaugurada em 4 de dezembro de 2002”.
Noutro recanto da Praça uma placa em granito, registra que “A Comunidade Ítalo-Brasileira de Porto Alegre, reconhecida, agradece o apoio e o entusiasmo do Embaixador VITTORINO ROTONDARO para a integração desta Coletividade com a nossa Capital. Seu esforço foi decisivo para a construção desta praça em homenagem à Itália e à imigração italiana no Rio Grande do Sul. 14.12.2004
Porto Alegre possui imigrantes de diversos países, muitos deles já homenageados com nomes de praças: Praça Argentina (1928), Praça do Líbano (1954), Praça Japão (1963), Praça Província de Shiga ( 1983) e mais recentemente o Parque Germânia (1994), citando apenas as que de momento me ocorrem.
A Praça Itália constitui, assim, mais um aprazível local onde se pode desfrutar de agradáveis passeios e lembrar a saga dos imigrantes que aqui aportaram trazendo a força de seu trabalho e o talento de suas artes, engrandecendo a cidade que adotaram como lar e que também os adotou com carinho.
* * *

Nenhum comentário: