segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sobre cópias e réplicas


SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT

Marcellin Joseph Benoît Champagnat, entre nós chamado Marcelino Champagnat, nasceu no dia 20 de maio de 1789, em Marlhes, França e faleceu em  6 de junho de 1840, em Notre Dame de l'Hermitage. Membro da Sociedade de Maria, fundou o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria as Escolas Maristas. Em 1999 foi canonizado pelo Papa João Paulo II.  

Hoje estou mostrando mais estas fotos da bela escultura de Champagnat, feitas há pouco tempo no Campus da PUC (Porto Alegre), no Instituto Marista em Viamão, na Cidade de Lajeado e em Santa Maria (novas).  Aqui no blog, mesmo, já publiquei, anteriormente, fotos de Santa Maria e de Santa Cruz do Sul (CLIQUE NESTE LINK).  Se eu localizar novas réplicas, certamente procurarei fotografar e trazer aqui para que vocês as conheçam. 

CAMPUS DA PUC / PORTO ALEGRE, RS




 

INSTITUTO MARISTA / VIAMÃO, RS 



 

LAJEADO, RS / PRAÇA DA MATRIZ 




 

SANTA MARIA, RS / PRAÇA DR. ASTROGILDO DE AZEVEDO 





 

Este monumento – verdadeira obra prima – foi esculpido por ALFRED HUBERT ADLOFF. Adloff nasceu em Düsseldorf, 22 de julho de 1874 e faleceu em Araraquara, SP, em 17 de maio de 1949. Fez o curso de modelagem na Escola de Belas Artes. Apesar de premiado em exposições europeias, como a de 1907, em Dusseldorf, trabalhou como assalariado em oficinas de escultura de Berlim, Bruxelas e Dresden, na Itália. Transferiu-se para Porto Alegre, em 1913, contratado por João Vicente Friederichs, que em 1900 abriu, em Porto Alegre, seu Atelier de Esculturas.  Executou esta obra para a congregação dos Irmãos Maristas de Porto Alegre, em 1940, representando Champagnat como mestre, junto a três meninos descalços. 

Dele existem várias cópias (réplicas) expostas em praças públicas, em escolas maristas e campi da PUC em diversas cidades brasileiras. Faltam, contudo, indicações da época e local em que foram confeccionadas. Certamente há estátuas idênticas em Cambuci, SP; Curitiba, PR; Rio de Janeiro, RJ (Mendes, Casa dos irmãos Maristas); em Canela, RS (Colégio Maria Imaculada) e muitas outras Cidades e escolas. Não tenho conhecimento de réplicas no exterior, mas não me surpreenderei se for localizada alguma.

Ficam, contudo, questões que não sei responder: qual, dentre tantas cópias, é a primeira? Onde, por quem e quando foram feitas? Onde está a obra original? O tema está proposto.

Evandro 

2 comentários:

Antonio Carlos Mesquita do Amaral disse...

Boa tarde. Saudações. A cada dia vocês nos surpreende com registros hostóricos riquíssimos.Parabenizamos por terem conseguido o autor de tão grande obra em homenagem à Marcelino Champagnat. A nossa filha mora frente ao Colégio Marista em Belém, na Av. Nazaré. Os fundo da para a Av. Braz de Aguiar. Uma tarde entramos pelo portão nesta via e saímos na outra, acompanhado de um amigo que estudou no mesmo. Batemos umas duas fotos mas não notei e nem lembrei do monumento que com certeza existe. No grande pátio em que passamos não notei nada de diferente. Quem sabe pode estar internamente. Abs.

Evandro disse...

Amigo Mesquita.

Agradeço pelo teu comentário. Este e todos os demais que fizeres são bem vindos.

Não tenho informação sobre a existência deste monumento em Belém. Como te referes a escola marista, é possível que aí também exista uma réplica.

Se descobrires alguma coisa em Belém - ou outra Cidade além das que mencionei - me avisa. Podes fazê-lo pelo e-mail, pelo Facebook ou através de novo comentário aqui mesmo no Blogger.

Abraço fraterno.

Evandro Inácio.