terça-feira, 20 de agosto de 2013

O futuro chegou mais cedo

TERESÓPOLIS, O BAIRRO  

Era o ano de 1876, em Porto Alegre, quando Guilherme Ferreira de Abreu, proprietário de terreno na sesmaria concedida pela Coroa Portuguesa a Sebastião Francisco Chaves em 1732, loteou a área para assentamento de algumas famílias de imigrantes italianos. O loteamento foi por ele denominado Teresópolis, homenageando, assim,  seu irmão, Francisco Ferreira de Abreu, conceituado médico carioca, agraciado pelo Imperador Dom Pedro II com o Título de Barão de Teresópolis.  

O bairro teve seus limites estabelecidos pela Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959, alterada pela Lei 2681 de 21 de dezembro de 1963.

Em suas origens, foi um sítio de clima ameno devido à presença de mata nativa, possuindo chácaras destinadas ao repouso e veraneio e outras à produção de hortifrutigranjeiros, com destaque para as parreiras e produção de vinhos, bem como a criação de animais de pequeno porte.

De alguns anos para cá, o então bucólico bairro de Teresópolis sofreu profundas intervenções urbanas, pouco restando de sua primitiva paisagem. Exemplo disto é a avenida III Perimetral, com viadutos e passagens de nível, trazendo transformações de porte para toda a área e mudando de modo radical toda a sua fisionomia tradicional. 






















 

As fotos mostram, em sequência, fragmentos do muro existente entre a Rua Silva Paes e a Travessa Viamão; trecho inicial da Avenida Teresópolis; viaduto e passagem de nível que faz a ligação com a Avenida Cel. Aparício Borges; a Penitenciária Feminina Madre Pelletier e, finalmente, as pinturas murais que atenuam bastante o clima nem sempre muito harmônico emanado desta instituição.

Todavia, Teresópolis continua sendo – paradoxalmente – um bairro residencial e tranqüilo, pleno de bucolismo em suas ruas arborizadas, praças e pracinhas, quintais e pátios antigos, casas com gradis, muros e jardins graciosos, tudo compartilhado com um comércio variado e intenso, hospitais, clubes, supermercados, bancos, restaurantes, igrejas, escolas e grandes condomínios residenciais, numa mescla que surpreende e não deixa, nem por breve momento, de encantar a quem nele reside e trabalha, ou busca conhecê-lo melhor. Vale uma visita, ou mais.

Evandro

Nenhum comentário: