HISTÓRIA

Passeio no ônibus turístico / Em frente ao Memorial Iberê Camargo
(Foto minha)

UMA SINOPSE 

Os primórdios de minha Cidade, muitas pessoas conhecem: a colonização do "Porto de Viamão" por Jerônimo de Ornellas Menezes e Vasconcelos, português proveniente da Ilha da Madeira, recebendo a Carta de Sesmaria em 5 de novembro de 1740; a contratação, pelo governo português, de Feliciano Velho Oldenberg, em 1747, para intensificar o povoamento do Continente de São Pedro com a vinda dos imigrantes; a chegada dos casais açorianos em 1752 dando origem ao chamado "Porto dos Casais"... Então, a construção da primeira capela no arraial, dedicada ao padroeiro São Francisco de Assis. Depois, em 1772, a desapropriação da sesmaria que Jerônimo de Ornellas vendera em 1762 para Inácio Francisco sendo, no dia 26 de março, criada a freguesia de São Francisco do Porto dos Casais através de carta pastoral de Dom Antonio do Desterro, na época bispo do Rio de Janeiro, e da qual o Padre José Gomes de Faria tomou posse no dia 25 de setembro.

Já em 1773, a Capital recebe o nome de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre, no dia 18 de janeiro. Pela primeira vez Porto Alegre passa a ser chamada de... Porto Alegre! Oficialmente. Definitivamente.

A partir daí muitas coisas mudaram. Veio o progresso. A Cidade cresceu em todos os sentidos. A população aumentou. Abriram-se estradas, caminhos, novas ruas e avenidas. Aos poucos veio o saneamento. Erigiram-se templos e igrejas, como a Igreja do Menino Deus e a Igreja do Rosário. Construíram-se a "entrada da Cidade" - Praça do Portão - e parques, como a Redenção, na antiga Várzea, e a Praça da Matriz que, logo, abrigou o belíssimo e inesquecível Auditório Araújo Viana. Fundaram-se o Colégio Militar, faculdades e escolas que se transformaram em Universidades. Vieram os bondes, a energia elétrica, a Usina do Gasômetro, o telégrafo. Houve exposições internacionais e Congresso Eucarístico. Edificaram-se "arranha-céus", pontes, como a da Azenha, e viadutos. Vieram os mercados, cinemas, os teatros, os cafés, a vida urbana, noturna e mundana. Fundaram-se jornais, emissoras de rádio, grandes lojas e "magazines". Surgiu a "Galeria Chaves", o "footing" na Rua da Praia, a Casa Victor, o Bromberg, a Confeitaria Rocco, o cinema Castelo. Ah! também nasceram o Jóquei Club, a Sogipa, os clubes náuticos, o Grêmio Porto-Alegrense e o Sport Club Internacional, além do Cruzeiro, do Renner, do Nacional, do São José, do Força e Luz... E a "OSPA", Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, um orgulho para a Cidade. Nada, necessariamente, nesta ordem, mas cada uma a seu tempo, conforme as novas necessidades de uma metrópole que nascia e florescia a cada novo dia.

Hoje grande parte das ruas bucólicas que enterneciam os poetas e os boêmios, não existem mais, nem as avenidas com as grandes lojas e magazines, nem os tradicionais cafés (embora tenhamos muitos novos) que eram a delícia das damas elegantes e local de encontro dos cavalheiros de antanho. Tudo recolheu-se para o interior dos "shoppings" - muitos - que são a delícia da juventude atual, repletos de diversões, comércio intenso de equipamentos de informática, jogos eletrônicos, dezenas de cinemas, boliches e uma parafernália de dar água na boca.

Em compensação, temos o "anexo" ao Theatro São Pedro, obra magnífica que se deve, principalmente, ao trabalho hercúleo de uma pequena e frágil mulher, chamada Eva Sopher. Dona Eva Sopher! E também contamos com restaurantes monumentais, entre eles muitos remanescentes centenários dos "bons tempos". Nosso Aeroporto Salgado Filho é belíssimo e está sendo ampliado. A linha de metrô – o TremSurb - também está sendo ampliada e em vésperas de receber novo ramal. Nosso acervo inclui extensos e agradáveis parques públicos, marinas, imensas e bem iluminadas avenidas, a Catedral Metropolitana enfim concluída (ufa!) e uma infinidade de outras instituições, bens públicos e privados, logradouros, pontos para entretenimento, recursos de saúde (hospitais de altíssimo nível, como o de Clínicas, o São Lucas, da PUC, o complexo da Santa Casa com uma dezena de clínicas e hospitais concentrados numa área comum, o Mãe de Deus e muitos outros que chega a ser difícil de relacionar.

O transporte público urbano é de alta qualidade, feito por ônibus novos (frotas periodicamente renovadas, de empresas tradicionais reunidas em consórcios, além da empresa Carris Porto-Alegrense), mais de quatro mil táxis todos novos, com ar condicionado, telefone, rádio e dirigidos por motoristas bem treinados para o atendimento à população e aos turistas (na frota do Aeroporto e em alguns da Estação Rodoviária, os taxistas falam pelo menos, também, espanhol e inglês).

Claro que nem tudo é maravilhoso, deslumbrante, perfeito, irretocável, como pode parecer quando menciono o que temos de bom. Temos também muitas mazelas. E quantas!... Felizmente, Porto Alegre é uma Cidade fraterna e as pessoas - como grande parte dos agentes públicos - se sensibilizam e buscam soluções. Interessam-se. Ajudam. Reúnem-se em clubes, associações, escolas, entidades filantrópicas, igrejas, centros espíritas (estes, de forma exemplar), creches comunitárias, asilos, albergues. Atuam até individualmente, como em centenas de casos bem conhecidos. Com este trabalho dedicado e incansável, muitos daqueles problemas vão sendo minimizados, atenuados, solucionados. Projetos oficiais e iniciativas de empresas se multiplicam e com freqüência obtêm resultados positivos surpreendentes.

Queiramos ou não, estamos inseridos num mundo ao qual chamamos "moderno" - globalizado, heterogêneo, complicado, competitivo, desumanizado em muitos casos. E desumanizado, não, talvez, diretamente por nossa culpa, embora reconheçamos que a nossa atuação nesse mundo precisa ser sempre cautelosa para que não venhamos a recair em erros pretéritos que seguramente cometemos. Mas chegamos até aqui com muito esforço, idealismo e boa-vontade, principalmente a vontade de acertar e de fazer o melhor. Nós, porto-alegrenses, se não alcançamos ainda a "santidade" (e não me parece que a alcançaremos tão cedo, é óbvio, além do que nem nos move tal pretensão) somos, na quase totalidade, ordeiros, cultos, trabalhadores, solidários, hospitaleiros, amantes da alegria, da paz e das coisas boas. Quem nos conhece sabe disto.

Hoje não somos mais apenas os descendentes diretos dos casais açorianos e dos povos que vieram da África para construírem esta Cidade linda. Agora, descendemos também de outros europeus (italianos, alemães, poloneses...), de asiáticos (japoneses, coreanos, chineses...) e de imigrantes de todos os lugares do Estado, do Brasil e de outras partes do mundo, que vieram nos enriquecer com os seus talentos, habilidades, costumes e cultura. Trabalhamos, estudamos, nos divertimos; temos os nossos problemas (e quem não os têm?) e aceitamos os desafios. Mas, acima de tudo, temos fé, amamos a nossa Cidade e às pessoas e procuramos ser felizes. E, de alguma forma, conseguimos.

Resumindo, Porto Alegre é isto – e muito mais, que não cabe numa crônica, num compêndio e nem mesmo, certamente, numa enciclopédia, pois sentimentos são impossíveis de transcrever em livros. 

Evandro 

* * *