terça-feira, 20 de agosto de 2019

A "Terra Doce do Centro-Oeste"

SÃO VICENTE DO SUL 

     Localizado no Vale do Jaguari, na Depressão Central do Estado, o Município de SÃO VICENTE DO SUL fica entre os municípios de Cacequi, São Pedro do Sul, Mata, São Francisco de Assis e Alegrete. Distante cerca de 407 km de Porto Alegre e 88 km de Santa Maria, tem uma população aproximada de 8.500 habitantes e pode ser acessado através da RSC-287.

     Originalmente fez parte do território de Rio Pardo e com a criação de São Gabriel passou a ser 3° Distrito desta cidade. Em 29 de abril de 1876, pela lei n° 1032, como “2° distrito especial”, foi elevado à categoria de Vila e depois a Município. 

     A denominação de “São Vicente”, pelos jesuítas, deveu-se a uma imagem de São Vicente Ferrer, padroeira da estância jesuítica, trazida por eles, e que atualmente se encontra na Igreja Matriz. 

     Sua economia tem por base a agricultura e a pecuária. Suas principais culturas são o arroz e a soja. Também esta se tornando um centro universitário regional no Vale do Jaguari devido ao crescimento do Instituto Federal Farroupilha – Campus de São Vicente do Sul, o qual conta com cursos de ensino médio agregado ao técnico, bem como cursos pós-médios, superiores e de pós-graduação.













 

     As fotos desta postagem foram feitas no dia 4 de março de 2019, em rápida passagem por lá. Gostei da Cidade. É pequena, mas muito bonita, limpa, organizada e em sua parte central apreciei bastante a Igreja Matriz de São Francisco Ferrer, construída de 1944 a 1945, com sua arquitetura sacra tradicional e gótica e a Praça Borges de Medeiros, no centro da qual ergue-se o belo “Coreto”, cartão postal da Cidade, construído em 1922 como parte das homenagens ao Centenário da Independência do Brasil. Este Coreto possui elementos de arquitetura neoclássica e Art Noveau e possui peças trazidas da Itália. 

Evandro

Nenhum comentário: