domingo, 8 de setembro de 2019

Formigueiro das Carretas


FORMIGUEIRO, RS 

Ao nome dão-lhe a seguinte origem: "Em tempos remotos, passando pelo lugar uma comissão de engenheiros, um deles ao ver tantas carretas ali, que era um ponto de pousada dos carreteiros que se dirigiam para a fronteira, teria dito: Isto aqui é um FORMIGUEIRO!" (Wikipedia).
* * * 
       O Município de FORMIGUEIRO fica a aproximadamente 293 km de distância de Porto Alegre e situa-se entre Restinga Seca, Santa Maria e São Sepé. Cheguei lá partindo de Santa Maria, através da RSC-287 (Trevo de Restinga Seca), acessando a RS-149 (boa estrada até o Passo das Tunas (Rio Vacacaí), depois do qual as coisas se complicam um pouco.
       Encontrei  uma cidadezinha bem pequena (menos de 7.000 habitantes), mas bastante simpática.





 

       Em seus registros históricos consta que os primeiros colonos italianos e alemães chegaram lá por volta de 1910. Em de março de 1938 foi criada a Paróquia, tendo por Padroeiro São João Batista, sendo sua criação subordinada à Diocese de Santa Maria. Em 29 de dezembro de 1944, pelo decreto-lei Nº 720 do interventor estadual, Formigueiro passou a 2º distrito de São Sepé.
       A partir de 1960, teve inicio um movimento visando sua emancipação e através de um plebiscito, foi aprovada a autonomia municipal. Assim, em 9 de outubro de 1963, a Lei Estadual Nº 4.575, assinada pelo governador Ildo Meneghetti, criou o Município de Formigueiro.
       A base da economia local está na agricultura, principalmente na produção de arroz, destacando-se também as culturas do milho, fumo, cana-de-açúcar, mandioca, soja e feijão. A produção artesanal de aguardente de cana também merece destaque, sendo bastante conhecida.
       As fotos desta postagem são do dia 3 de junho de 2019.
Evandro

Nenhum comentário: