quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Nos Caminhos do Sul

TAPES, RS (I)

A CIDADE E A MARINA 


Tapes é uma pequena, mas muito bonita cidade, pertencente à Região Metropolitana de Porto Alegre. Tem pouco mais de 16 mil habitantes distribuídos numa área de 804 km2 e fica a uns setenta e poucos quilômetros de distância da Capital.

A origem do município data da primeira década do século passado, quando alguns migrantes provenientes de Rio Pardo e de outras paróquias vizinhas, fundaram um povoado que se denominou “Dores de Camaquã”. A área, junto à Lagoa dos Patos, pertenceu, inicialmente, a Manuel José Alencastro, que em 1817 obteve de Dom João VI, por doação, a Sesmaria de Nossa Senhora do Carmo.

Tem como atrações turísticas primordiais a Natureza. Ali, ela reina absoluta em quase que total originalidade. O Pontal de Tapes é uma península que separa a Lagoa dos Patos da enseada do Saco de Tapes, em cujas margens encontram-se praias de beleza indescritível, praticamente intocadas.

As fotos que mostro aqui foram feitas recentemente.

Estas primeiras, eu tirei na sede do Clube Náutico Tapense, que possui uma marina que comporta mais de 200 barcos. Além da marina, o Clube possui área de pesca, restaurante, quadras de esportes diversos, molhes para pesca e toda a infraestrutura necessária. 

Evandro

Nenhum comentário: