quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

A casa da Padroeira de Porto Alegre

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA MÃE DE DEUS
     O Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus  teve sua pedra fundamental lançada em 16 de agosto de 1992, consagrada pelo Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colônia, Alemanha. O projeto de sua construção (inspirado por Dom Cláudio Colling em 1981, desde que assumiu a Arquidiocese em 6 de dezembro desse ano), data de 1987, mas sofreu atrasos em virtude de preocupações de ordem ambiental. Foi concluído em junho de 2000, integrando-se às comemorações do Terceiro Milênio. Tem 700 m² de área construída em um terreno de 7 hectares, localizado nos altos do Morro da Pedra Redonda (“Morro do Santuário”), próximo à Estrada dos  Alpes, doado por Paulo Marsiaj de Oliveira, tendo o renomado arquiteto Ivo Nedeff, se responsabilizado pelo projeto. Passou a ser patrimônio arquitetônico da Cidade em 2014.
     Nossa Senhora Mãe de Deus é a padroeira de Porto Alegre e da Arquidiocese desde 18 de janeiro de 1773. A mensagem específica desse santuário é exaltar e glorificar o maior de todos os títulos e graças da Virgem Maria e o fundamento de sua grandeza, que é ser Mãe de Deus.











      A área construída divide-se em dois pavimentos. É uma estrutura de aço, tijolos e vidro de linhas arrojadas, definidas principalmente pelo grande telhado em duas águas que organiza todo o conjunto e se estende até o nível do solo. Possui uma série de vitrais ilustrativos do Antigo Testamento e dos Sacramentos, e uma grande – e belíssima – escultura da Padroeira, vinda da Itália e esculpida em madeira de tília, obra de artistas de Ortisei, (St.Ulrich – Urtijëi), região de Trento, norte da Itália, medindo 1,55m e pesando 80 kg. Foi benta pelo Papa João Paulo II, em Roma, em 27 de julho de 1988.
      O complexo do Santuário compreende um campanário (*) independente e instalações sanitárias para o grande público que comparece nas ocasiões festivas e nas romarias. Para estes eventos foi instalado um Altar ao ar livre na esplanada defronte ao templo, de onde se pode também apreciar uma vista magnífica de toda a região.

      (*) Desde 23 de novembro de 2003, o campanário conta com quatro sinos provenientes do Seminário de Viamão. Todos eles trazem inscrição em Latim e contam com um Patrono. Assim, pela ordem de peso, identificamos cada um deles: 1 (630 kg) – Patrona – Nossa Senhora da Conceição – Inscrição: “Signum magnum apparuit in caelo” (“Um grande sinal apareceu no céu”); 2 – (340 kg) – Patrono: Sagrado Coração de Jesus – Inscrição: Venite ad me omnes” (“Vinde todos a mim”); 3 – (240 kg) – Patrono: ??? – Inscrição: “Euntes docete omnes gentes” (“Ide, ensinai a todos os povos”); 4 – (190 kg) – Patrono São José – Inscrição: “Ite ad Ioseph” (“Ide a São José”).  

Evandro

= = = 

Fontes: 

Wikipédia 
“Santuário Mãe de Deus” (http://www.santuariomaededeus.org.br/o-santuario/)

Nenhum comentário: