sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Paisagem "de cinema"

SALTO DO YUCUMÃ
DERRUBADAS, RS

     No dia 27 de dezembro de 2017 fui, finalmente, conhecer o extraordinário Salto do Yucumã, no município de Derrubadas, RS. 

     O Salto do Yucumã (também chamado Iucumã, Tucumã, Grande Salto Yocoma e Saltos del Mocon) é um importante conjunto de quedas d'água situado no Rio Uruguai, onde a profundidade no canal chega a 120 metros. Geograficamente está entre o noroeste do município de Derrubadas, RS, e o sudeste do município de San Pedro, na província argentina de Misiones. 









       Yucumã é o maior salto longitudinal do mundo, com 1,8 mil metros de comprimento. Chega-se a ele através de uma estrada de aproximadamente 15 km, no meio do Parque Estadual do Turvo.  

       Para chegar lá, a partir de Horizontina, RS, percorre-se mais ou menos 146 km em boas rodovias – embora com pistas um pouco estreitas – como as RS-210 e RS-330, e as BR-468 e 472. As distâncias que marquei são de 52 km entre Horizontina e São Martinho, 47 km de São Martinho a Três Passos, 30 km de Três Passos a Tenente Portela e 17 km de Tenente Portela até Derrubadas, onde fica o Parque Estadual do Turvo. 

Evandro 

Nenhum comentário: