terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Por terras lusitanas – XVIII

MUSEU NACIONAL DOS COCHES 

       As fotos de hoje foram feitas ainda no antigo e belo edifício do Picadeiro do Palácio Real de Belém, onde o Museu esteve instalado até 23 de maio de 2015. Nessa data, depois de 110 anos de sua criação, o magnífico acervo começou a ser transferido para a nova construção, situada na Avenida da Índia, do outro lado de sua localização original. 

       Este Museu possui uma coleção única no mundo, com aproximadamente 9000 peças que vão desde carruagens de gala, de viagem e passeio, dos séculos XVI ao século XIX, berlindas, liteiras, além de inúmeros objetos e acessórios de cavalaria. É o museu nacional mais visitado de Portugal.  





       Com o nome de “Museu dos Coches Reaes”, foi criado por iniciativa de D. Amélia de Orléans e Bragança, esposa do rei D. Carlos I, em 23 de maio de 1905, que teve em mente reunir, salvaguardar e mostrar ao público o importante acervo de viaturas da Casa Real. O local escolhido para a sua instalação foi o recinto do antigo Picadeiro Real, que teve que ser adaptado para a nova destinação. Esse trabalho foi confiado ao arquiteto da corte, Rosendo Carvalheira, que teve a colaboração dos pintores José Malhoa e Conceição Silva.












       Nesta postagem, além do salão principal e de detalhes do teto e paredes do edifício, vemos a Carruagem da Coroa - Viatura de aparato. Encomendada em Londres para o rei D. João VI, pelo conde da Póvoa, então ministro da Fazenda. Sofreu adaptações para a coroação do rei D. Carlos e foi utilizada pela última vez em 1957, quando a Rainha Isabel II de Inglaterra visitou Portugal; os Coches de Dom José I, Dom João V, D. Carlota Joaquina (Séc XVIII), o Coche dos Oceanos (Séc. XVIII), usado na Entrada Triunfal, de Roma, em 1716, o Coche da Coroação, uma Berlinda para transporte da imagem da Virgem Santíssima e uma Liteira (1760 - 1785)  

       O Museu disponibiliza na web seu site com muitas informações importantes. O link é http://museudoscoches.gov.pt/pt/ 

Evandro 

2 comentários:

Alexandre Rodrigues disse...

Caro amigo Evandro.
Não nos falamos a muitos anos , mas fiquei feliz em encontrar seu blog ativo e com aquela qualidade de sempre .Sempre fui fã desse trabalho que admiro muito pela qualidade das fotos e informações de nossa região que é tão carente de divulgações desse tipo .Por sorte ainda tinha um link direcionando para cá daquele antigo blog que eu tinha cachoeirinhacity que mais escrevia bobagens do que qualquer coisa.Um abraço

Alexandre Rodrigues disse...

Sabe que por acaso nos encontramos de novo por aqui , pois existe uma remota possibilidade de eu e minha família morarmos em Portugal no segundo semestre do ano que vem dai comecei a ver sua matéria .