domingo, 18 de abril de 2010

Pontal do Estaleiro - I

AQUI HÁ UM MUSEU. ACREDITEM.








O lugar onde se situa este recanto já foi chamado “Ponta do Asseio”. Anos depois passou a ser conhecido como “Pontal do Estaleiro”, pois na região funcionou um dos maiores expoentes da indústria porto-alegrense, no tempo em que Porto Alegre era industrializada: o conceituadíssimo Estaleiro Só. Seu nome oficial, porém, e que consta em todos os mapas da Cidade, é “Ponta do Melo”.

É uma história antiga que, aparentemente, nada tem a ver com estas fotos. Ou tem?!... Na verdade, elas estão mais diretamente relacionadas a outra instituição, esta, cultural, há pouco inaugurada e que preserva um acervo magnífico dos trabalhos – pinturas e esculturas – de um dos grandes artistas plásticos do Rio Grande do Sul: a Fundação Iberê Camargo.

Esta encosta de morro – uma pequena elevação bem na curva da Avenida Padre Cacique, pouco antes de encontrar-se com a Avenida Diário de Notícias, à esquerda de onde ficava o Estaleiro Só, é área de preservação ambiental e está inserida nesse complexo cultural. Faz parte dele.

Poucas pessoas prestam atenção na beleza do cenário. Na realidade ele se posiciona discretamente à esquerda de quem vem pela Padre Cacique na direção da Zona Sul, e só eventualmente alguém o percebe, principalmente porque o usual é passar-se por ali de carro.

Estive fazendo algumas fotos no terreno do antigo Estaleiro, que publicarei a seguir, mas decidi dar precedência à publicação destas, pois registram um lugar surpreendente e que, visto assim, com certeza não convencerá alguém de que se trata de um cenário urbano. Mas... é ver para crer. Passem por lá e confiram. Vocês vão ficar maravilhados.

Nenhum comentário: