quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Glória e Cultura


DOIS MONUMENTOS QUE SE HARMONIZAM

    Dentre os muitos símbolos de Porto Alegre, tenho predileção especial por estes dois: o Monumento ao Expedicionário e o Colégio Militar. Vejo neles muitas afinidades, além da localização que compartilham, fazendo parte do acervo arquitetônico e cultural da Cidade e, neste caso, em particular, do Parque da Redenção.

  Vezes sem fim são retratados por turistas, principalmente aos domingos, quando permanecem como destaques na paisagem, sobressaindo além das árvores antigas e da multidão colorida dos frequentadores do Brique. Com freqüência são fotografados juntos, confirmando o destino comum que os une, como se fizessem parte um do outro: registro da História, preservação e difusão da cultura e do patriotismo. É assim que os vejo. 


    ACIMA - O Monumento ao Expedicionário é bastante jovem: foi inaugurado em 16 de junho de 1957. Projetado por Antonio Caringi (* Pelotas, RS, 1905 + Pelotes, RS, 1981), tem a estrutura em granito com dois arcos. Nas laterais mostra esculturas em alto relevo, representando soldados brasileiros (do Exército, da Marinha e da Força Aérea) que participaram da Força Expedicionário Brasileira, durante a 2ª Guerra (1939 – 1945). Na face interna (voltada para a Redenção) vê-se a alegoria da Bravura, inspirada nas estátuas atenienses: uma figura feminina, em bronze, com armadura, lança e elmo, pisando sobre uma serpente. 





    ACIMA - O Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) é bem mais antigo e guarda uma longa história. Quando foi criado (em 28 de fevereiro de 1912), o Presidente da República era o Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca e o Ministro da Guerra o General-de-Divisão Adolfo da Fontoura Menna Barreto. Porém, seu aniversário é comemorado no dia 22 de março, data em que houve a primeira aula. Seu prédio é parte do Patrimônio Histórico de Porto Alegre desde 1872, ano de sua fundação. Em sua arquitetura o estilo predominante é o neoclássico, onde sobressai o torreão chamado de torre-lanterna, construído para simbolizar "a lanterna do saber com que os antigos Mestres conduziam seus discípulos pelas trevas da ignorância".

   À noite a lanterna é iluminada, realçando os deuses e a Bandeira Brasileira permanentemente hasteada, constituindo um espetáculo noturno visível de diversos pontos da Cidade.

   Estes, enfim, os dois símbolos que retratei recentemente (mais uma vez!) e que compartilho com vocês.

Evandro

* * *

- Fontes de consulta sugeridas - 
Estes dois sites são ricos em informações sobre os monumentos aqui mostrados:


Nenhum comentário: