domingo, 18 de abril de 2010

Evocando Guararapes

SEMANA DO EXÉRCITO – 2010

19 de Abril, Dia do Exército Brasileiro






Anualmente, nesta época, as Unidades do Exército Brasileiro sediadas em Porto Alegre realizam no Parque da Redenção uma exposição de armamentos, equipamentos e dos diversos serviços que prestam à sociedade. Essa exposição tem por fim, também, comemorar o aniversário de fundação do Exército Brasileiro, sendo para isto tomada como referência a epopéia de Guararapes, registrada no dia 19 de abril de 1648.

Nessa ocasião “em verdadeira simbiose da organização tática portuguesa com operações irregulares, índios, brancos e negros formaram a primeira força que lutou e expulsou os invasores (holandeses) do nosso litoral. Portanto, a partir da memorável epopéia de Guararapes (1648), não havia apenas homens reunidos em torno de um simples ideal de libertação, mas sim, as bases do Exército Nacional de uma Pátria que se confirmaria a 7 de setembro de 1822” – (conforme consta em “As Origens do Exército Brasileiro” no site http://www.exercito.gov.br/01inst/Historia/index.htm).

Freqüentador assíduo da Redenção, aos domingos, fiz estas fotos lá, na semana passada. Não fiz muitas, dessa vez, e destas selecionei apenas as quatro que agora mostro. Com elas presto a minha homenagem ao “meu Exército” e aproveito para mostrar mais um pouquinho do meu Parque preferido e de dois ícones pelos quais guardo uma predileção especial: o Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) e o Monumento à Força Expedicionária Brasileira (F.E.B.)que pela primeira vez fotografei juntos, complementando-se um ao outro.

Nenhum comentário: