sábado, 9 de setembro de 2017

Um templo de cultura

BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DO RS 

       Sua existência data de 14 de abril de 1871, quando foi criada pela Lei n° 724 sancionada pelo presidente da província, Francisco Xavier Pinto de Lima (* Salvador, BA, 20 Fev 1832 + Rio de Janeiro, 9 Ago 1901), sendo instalada e aberta ao público em 21 de janeiro de 1877. Sua localização inicial foi no antigo prédio do Liceu Dom Afonso, na esquina das ruas Duque de Caxias com a Marechal Floriano. 

       A partir de 1906, profundamente influenciada pelo pensamento positivista, é anexada administrativamente ao então recém criado Arquivo Público, quando o poeta parnasiano Vitor Silva, nomeado diretor, empenha-se em dar novas características à Instituição, procurando normas técnicas para os catálogos e introduzindo a Classificação Decimal Universal (CDU) na organização do material bibliográfico.

       Em 1912 inicia-se a construção da primeira etapa do novo prédio e em 1915, já autônoma, transfere-se para a sede atual na rua Riachuelo, esquina General Câmara (antigamente conhecidas como rua do Cotovelo e Rua do Ouvidor), no Centro
Histórico,  próximo ao Theatro São Pedro, Catedral Metropolitana e Palácio Piratini. 












     Construída por sugestão de Vitor Silva, a Biblioteca foi projetada por engenheiros das Obras Públicas do Estado. Tanto na sua fachada como em seu interior, apresenta influência da doutrina positivista, utilizando vários estilos em sua representação. A fachada apresenta o estilo neoclássico, contornada com bustos do calendário positivista. A porta principal do vestíbulo é em madeira esculpida e emoldurada em gesso dourado com soleira em mármore. Em estilo Império, a Sala de Leitura preserva a pintura original das paredes. Nas outras salas e salões diversificam-se os estilos, entre eles o rococó, egípcio, gótico e florentino. Este prédio foi inaugurado como parte das comemorações do centenário da Independência em 7 de setembro de 1922. 








     Sua construção teve início em 7 de fevereiro de 1912, com projeto de Affonso Hebert, já que a antiga sede, na época transformada em Escola Complementar, se encontrava já superlotada. A primeira etapa da construção foi concluída em 1915, completando o bloco defronte à Rua Riachuelo. Em 22 de maio de 1919 foi contratada a ampliação da parte dos fundos, sendo acabada em sua estrutura em 1921. A partir daí passou-se à decoração, com aplicação de mármores e parquets, aquisição de mobiliário requintado, pinturas, esculturas, revestimento das paredes internas com pintura decorativa e instalação de estantes de aço, cujo peso obrigou ao reforço do piso. A pintura decorativa esteve a cargo de Fernando Schiater e as esculturas de mármore e bronze são obras de Alfred Adloff, Eduardo de Sá e Giuseppe Gaudenzi.
     Fiz estas fotos no dia 22 de agosto de 2017.
Evandro

Nenhum comentário: