segunda-feira, 30 de outubro de 2017

"Perambulâncias" - I

PORTO ALEGRE
RECANTOS E ENCANTOS 

       Onde quer que se ande por esta Cidade, sempre se descobre um ângulo novo que, anteriormente, passou despercebido ao olhar do caminhante desatento. No Centro ou nos bairros mais distantes as belas paisagens proliferam, esperando o momento para serem admiradas e - por que não? - eternizadas numa foto. É isto o que procuro fazer nas minhas muitas "perambulâncias", ainda que seja por locais já percorridos vezes sem conta. 

       Hoje selecionei de meus arquivos alguns cliques preferidos que, inicialmente, estavam destinados a compor uma "reportagem", como costumo fazer quando reúno numa mesma postagem as diversas imagens feitas de um mesmo lugar (um parque, um museu, uma igreja, um evento, etc.). Fiz isto para comparar as peculiaridades desses recantos nos quais nunca falta o encanto do primeiro olhar, da descoberta primeva que mereceu um instante de contemplação. Espero ter sido feliz na escolha que fiz. 

       As fotos mostram locais que vocês, seguramente, já conhecem. Alguns deles, talvez, nem tanto, em particular aqueles de bairros afastados, bem conhecidos apenas de quem reside por lá ou para lá se desloca com certa freqüência. 

       Ao final estão indicados, na ordem sequencial das fotos, que lugares são estes. 





 




 1 - CENTRO - Rua General Câmara na esquina da Sete de Setembro, próximo ao Santander Cultural. 

 2 - CENTRO - Avenida Borges de Medeiros. Destaque para o prédio da antiga Loja Guaspari, agora restaurado pelas Lojas Lebens. 

 3 -GASÔMETRO / CIDADE BAIXA - Avenida Loureiro da Silva, frente à Câmara Municipal. 

 4 - PRAIA DE BELAS - Avenida Borges de Medeiros, trecho entre o Parque Marinha do Brasil e o Shopping Praia de Belas. 

 5 - GASÔMETRO - Rua Washington Luís. Ipês floridos. 

 6 - CIDADE BAIXA - Confluência das Avenida Borges de Medeiros e Avenida Praia de Belas, em frente da Igreja Santuário de Santo Antônio do Pão dos Pobres. 

 7 - PARQUE DA REDENÇÃO -À esquerda a estátua do Gaúcho Oriental, transferida recentemente do seu sítio original na Avenida João Pessoa. 

 8 - REDENÇÃO / BOM FIM -Avenida Paulo Gama, Campus Central em frente da Reitoria da UFRGS, direção do Túnel da Conceição. 

 9 - BOM FIM - Avenida Osvaldo Aranha, proximidades do cruzamento com a Paulo Gama. 

10 - TERESÓPOLIS - Igreja de Nossa Senhora da Saúde, na Praça Guia Lopes.  

NOTA - Todas as fotos do Blog (estas e as antigas) podem ser vistas AMPLIADAS. Basta clicar sobre elas.

- Continua

Nenhum comentário: