sábado, 5 de agosto de 2017

Onde moram os trutameiros

ILHA DA TOROTAMA 

       Busquei registros sobre a Ilha da Torotama mas nas poucas fontes que consultei as informações não me ajudaram muito a contar mais sobre o lugar. Mesmo assim, posso resumir minha opinião dizendo que o lugar é lindo! Pelas fotos desta postagem pode-se fazer uma ideia. 


       No site da Wikipédia encontrei esta referência que nos remete aos primórdios da Ilha: “A oficialização da habitação da ilha ocorreu quando da instauração pela Coroa Portuguesa da política de casais em 1735, política essa que previa que ‘em cada navio que partisse das Ilhas dos Açores para o Brasil se enviasse cinco casais para os presídios de Santa Catarina e Rio Grande de São Pedro’. Porém a ilha só passou a ser realmente habitada em 1742, com a chegada de açorianos e colonos provenientes da Ilha da Madeira. Com a invasão espanhola em 1763, no Rio Grande de São Pedro, os portugueses que viviam no continente foram transferidos para os arredores da vila, onde foram criados núcleos de colonos, sendo a Ilha da Torotama um destes núcleos”.
       Pois bem. Torotama pertence ao Povo Novo, 3º Distrito da Cidade do Rio Grande, da qual, de carro pela BR-471, fica distante cerca de 67 km que se percorre em 1 hora e dez minutos, aproximadamente, pois a estrada secundária que a ela dá acesso não é asfaltada e é bem ruinzinha em alguns trechos. Fiquei sabendo que os habitantes - cerca de 1200 moradores que vivem da pesca – se auto intitulam como “trutameiros”. Consta que em 2009 a população era de 1800 pessoas. 




       A Vila tem uma escola de ensino fundamental – Escola Cristóvão Pereira de Abreu e uma Unidade Básica de Saúde.
       Ah! E só para servir a pesquisas futuras: A Ilha, além de tremendamente carnavalesca, possui também dois times de futebol amador bastantes conceituados, com duas torcidas fanáticas: o Novo Avente e o Fiateci, fundado em 25 de outubro de 1936. Mas isto é outra história. Fica para uma próxima vez. 




       Na época em que estive lá – dia 11 de novembro de 2016 – a Ilha ainda estava se recuperando de cheia recente, comum na região, que geralmente causa alguns estragos.
       Então, independente de tudo mais, curtam estas fotos e imaginem como é este lugar que, nas minhas andanças, terminei por descobrir.
Evandro

Nenhum comentário: