quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Estádio Olímpico - I







Desde que foi construído na década de 1950, o Estádio Olímpico, pertencente ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, deu à Avenida Dr. Carlos Barbosa, aos Bairros Medianeira, Azenha e a todo o seu entorno, ares de modernidade que transformaram a área em uma das mais valorizadas desta região de Porto Alegre.

Este belo Estádio foi inaugurado em 19 de setembro de 1954, em substituição ao antigo “Estadio da Baixada”, nos Moinhos de Vento, que serviu ao Clube desde 1904, ou seja, durante cinqüenta anos.

Em vias de transferir-se para estádio mais moderno, cuja construção está prestes a ser iniciada, o Grêmio Porto Alegrense tem negligenciado a manutenção deste que se constitui num símbolo monumental de suas maiores vitórias. Mostra disto é o estado de deterioração e maus tratos em que se encontra boa parte das fachadas localizadas na Avenida Carlos Barbosa.

Ainda assim, a beleza do velho estádio – mas não tão velho, assim – pode ser apreciada em toda a sua imponência quando reservamos algum tempo para explorar o local, descobrindo cada recanto onde ressoa, mesmo no silêncio de um dia sem jogo, a vibração de uma torcida apaixonada e fiel, que mesmo nos momentos menos felizes, jamais deixou de estar ao lado do grande clube de seu coração.

Nesta série de seis fotos, o destaque fica por conta do Ginásio David Gusmão, com uma torre sobre a qual se fixa o distintivo do Clube. Majestosa, sem dúvida.

Nenhum comentário: