quinta-feira, 11 de junho de 2009

A linha férrea da Vila Nova

UM TREM PASSOU POR AQUI






Levei quase trinta anos para fazer estas fotos. A primeira vez que estive aqui foi no final de 1979, ou início de 1980. O lugar atual não sofreu praticamente nenhuma alteração, desde aquele tempo, a não ser, certamente, a vegetação, que cresceu bastante.

A preservação destes vestígios, quase intactos, deve-se ao fato deles estarem escondidos atrás de extenso muro em área onde, por volta de 1912, circulava o trem que ia da estação da Tristeza, via Pedra Redonda até Belém Velho, passando pela Vila Nova. Pois estes restos da antiga ponte – ou o que quer que tenha sido – pela qual passava a linha férrea, está localizado exatamente na Vila Nova.

Sempre tive vontade de reconstituir o percurso que esse trem fazia. Já consultei inúmeras publicações e mapas antigos, mas em nenhum encontrei o traçado da linha. As pessoas com quem falo não sabem, não conhecem, "mal ouviram dizer".

Até o ponto onde as estações se localizavam é difícil de estabelecer. O lugar mais conservado e com uma extensão mais significativa, que ainda encontramos, é o da Vila Conceição, antes de chegar à Pedra Redonda. Ali ainda existe uma espécie de túnel, magnífico, sobre o qual existe outra ponte em arco. Nos demais lugares, como este, da Vila Nova, nenhuma outra referência é possível encontrar, que possibilite fazer a ligação entre os pontos principais e imaginar o caminho à época existente e que foi de grande importância econômica para a Zona Sul da Cidade.

A linha foi desativada entre 1932 e 1938. É só o que consegui apurar. Agora, quase trinta anos depois que descobri esta preciosidade, é que consegui fazer as fotos, com autorização do proprietário da área.

Valeu a pena a espera.
Evandro

2 comentários:

Zanini disse...

Boa noite, parabéns pelo blog. Moro na João Salomoni, bairro Vila Nova, quando foste pela primeira vez nessas ruínas eu acabara de nascer. Como faço pra visitar esse local? A parte da linha na Vila Conceição entre os paredões eu já visitei, gostaria de conhecer esse local também. Meu email é prfzanini@hotmail.com. Grato.

Evandro disse...

Obrigado pela visita ao meu blog, Anderson.

Estou te enviando mensagem por e-mail.

Um abraço.

Evandro