domingo, 14 de junho de 2009

Um prédio primoroso

DOS TEMPOS DA BRAHMA AO SHOPPING TOTAL








Este bonito prédio é um dos mais conhecidos símbolos de Porto Alegre e localiza-se na Avenida Cristóvão Colombo, no Bairro Floresta. Aqui funcionou a Companhia Cervejaria Brahma, até sua transferência para a Cidade de Viamão no início dos anos noventa. 

É um conjunto magnífico. Diante de sua esplêndida beleza, fica embevecido até quem não entende absolutamente nada de arquitetura. 

Há registros que falam em 1910 como sendo o ano do início de sua construção, mas nas fachadas encontrei duas datas – 1911 e 1914. Como não devem estar erradas, imagino que corresponda cada uma ao prédio onde está inscrita, o que é mais do que óbvio. Mas, datas à parte, importa registrar a "paternidade" da obra. 

Theodor Alexander Josef Wiederspahn, arquiteto alemão nascido em 19 de fevereiro de 1878 em Wiesbaden e falecido em Porto Alegre em 12 de novembro de 1952 com 72 anos, foi o responsável pelo grandioso projeto. Dele são também diversas outras obras de nossa Cidade, como o Edifício da Secretaria da Fazenda, o Memorial do Rio Grande do Sul, O Museu de Artes (MARGS), o Banco Safra e muitos outros que fazem parte de nosso acervo artístico, arquitetônico e cultural. A construção ficou a cargo de Rudolph Ahrons, engenheiro porto-alegrense nascido em 1869 e falecido em 1947.  

O que mais chama a atenção de quem observa o edifício é a grande quantidade de esculturas. São obras dos escultores Alfred Hubert Adloff, nascido em Dusseldorf, Alemanha em 1874 e Wenzel Folberger, nascido na Alemanha, também autor de outras esculturas existentes em diversos prédios públicos de nossa Capital. 

Dentre os inúmeros ornamentos escultóricos, destacam-se, além dos bebedores de cerveja, de barris e diversas outras alegorias, a estátua de Gambrinus, designação atribuída a Jean Primus, Conde de Flandres, considerado "O Rei da Cerveja", a estátua de Mercúrio e o belíssimo conjunto formado por um grande elefante entre dois grupos de quatro meninos ao redor de globos. 

Perfeitamente conservado e restaurado em sua parte externa, este edifício abriga atualmente, em algumas dependências e na área externa, um grande shopping-center – o "Shopping Total", um dos muitos complexos comerciais da Porto Alegre moderna.  

Evandro

Nenhum comentário: