quarta-feira, 31 de julho de 2013

Cúria Metropolitana

 VISTA DA “RUA DO ARVOREDO”
 
    Fiz estas fotos a partir da Rua Cel. Fernando Machado.
 
   Nelas vemos alguns ângulos da Cúria Metropolitana de Porto Alegre, sede administrativa da Arquidiocese de Porto Alegre. Construída entre os anos de 1865 e 1888, é um grande palacete em estilo neoclássico e é tombada pela Prefeitura.  
 






    Trata-se do mais imponente prédio da antiga Rua do Arvoredo, atual Rua Cel. Fernando Machado. A edificação foi originalmente projetada pelo engenheiro francês Villain, destinada a abrigar o Seminário Episcopal.  Com o afastamento deste, em 1869, o arquiteto alemão Johann Grünewald, conhecido como “Mestre João”, concluiu as obras, alterando o projeto inicial. O estilo belo e monumental de Grünewald motivou o cronista Athos Damasceno a qualificar a Cúria como “o único monumento da cidade”. 
Evandro
* * *

NOTA: Pode-se observar, principalmente na última foto, a má conservação deste belo palácio episcopal. Entretanto, todo ele está em fase de restauração e espera-se que brevemente as obras estejam concluídas. A parte interna já está com os trabalhos bastante adiantados. / Observação minha.

Nenhum comentário: