terça-feira, 23 de julho de 2013

"Altos da Praia" (*)

 
UM PASSEIO PELA HISTÓRIA
 
No século XVIII foi chamada “Rua Formosa”. Ao entrar o século XIX, passou a ser “Rua Alegre” embora oficialmente seu nome fosse “Rua da Igreja”. Em 1869 a rua mais nobre - uma das mais antigas e tradicionais da Cidade - passou a denominar-se Rua Duque de Caxias, nome que conserva até hoje, em homenagem ao grande Marechal Luís Alves de Lima Silva.




  
Ao longo de seu percurso preserva casario antigo, edificações históricas e prédios imponentes, de valor inestimável, como o Palácio Piratini (sede do Governo Estadual), a Catedral Metropolitana, o Palácio Farroupilha (Assembléia Legislativa), o Solar dos Câmara, a “Praça da Matriz” (Praça Marechal Deodoro) e muitos outros, verdadeiros cartões postais e símbolos autênticos desta “Mui Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre”.  
 




 
 
Andando por esta rua, encontramos, entre outras preciosidades, a fachada deste belo sobrado construído na segunda metade do século XIX, totalmente preservada. É revestida de raríssimos azulejos portugueses, sendo esta fachada o que sobrou da velha construção, pois seu interior já estava completamente destruído em 1970, época a partir da qual foi tombada pelo Patrimônio Histórico da Cidade.
 
Evandro
 
(*) Altos da Praia – É como ficou conhecido, originalmente, o local onde foi construída a primeira Igreja Matriz.

Nenhum comentário: