sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

A antiga Nova Trento

FLORES DA CUNHA, RS
      Finalmente decidi visitar a Cidade de Flores da Cunha, antiga Comunidade de Nova Trento, na Serra Gaúcha. Foi uma passagem rápida, pois se localiza no itinerário que eu estava percorrendo com destino a Lages, SC, já que esse “pit stop” não havia sido programado. 





 

       Embora tenha me limitado a circular pelo centro, junto à Praça da Bandeira e imediações, tive uma amostra do que deve ser o restante deste belo município de menos de 30 mil habitantes, distante mais ou menos 150 km de Porto Alegre que agora, depois deste breve contato inicial, pretendo conhecer mais detidamente.
      Flores da Cunha foi fundada em 17 de maio de 1924. Pertenceu anteriormente a Caxias do Sul, da qual se emancipou. No dia em que passei por lá fiz estas e algumas outras fotos, no que fui ajudado pelo belíssimo dia de sol.  
       Como mencionei acima, perambulei basicamente pela Praça da Bandeira, na qual se destaca o Leão Alado, símbolo de Veneza, inaugurado em 2013. Há também um recanto cívico, onde estão hasteadas as Bandeiras (do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Cidade), além de dois monumentos que homenageiam o patrono General Flores da Cunha e o Capitão Joaquim Mascarello, primeiro Prefeito de 24 Mai 1924 a 29 Set 1928. 















       Em frente à Praça, destaca-se, bela e majestosa, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, em estilo gótico, construída de 1904 a 1914. Não entrei nela, mas consta que seu interior é estupendo: seu altar-mor veio da Itália e merece uma visita. Ao lado encontra-se o campanário, construído em basalto entre 1946 e 1949, cuja altura chega a 55 metros.
       Não é muito, o que registrei por lá, mas penso que é o bastante pra dar a vocês, vontade de conhecer, não acham? Eu, de minha parte, voltarei lá em breve. Agora conheço o caminho.
Evandro

Nenhum comentário: