quinta-feira, 21 de abril de 2016

Caminhos da Borússia


OSÓRIO, RS
A CIDADE E O DISTRITO DA BORÚSSIA

       Lugar surpreendente. Com certeza guarda muitas surpresas pra gente ir descobrindo aos poucos. 

       Estive lá quase que "de passagem", cerca de três horas e meia, pouco mais, ou menos. As fotos que fiz mostram um pouco deste recanto magnífico que precisa ser visitado muitas vezes. 

       Do alto do Morro da Borússia, onde se localiza a rampa de onde decolam os praticantes de voo livre, um mirante, lojas de artesanato e lancherias, descortina-se espetacular vista  da Cidade de Osório, junto às diversas lagoas da região, até o horizonte onde se vê as Cidades de Tramandaí e Capão da Canoa, no litoral. 

       Logo à direita temos o Parque Eólico de Osório, considerado o maior da América do Sul, com seus imponentes cataventos decorando a imensa paisagem verdejante. 

PARQUE EÓLICO 



       Conforme vamos olhando para o centro e para a esquerda, surge a bela Cidade, com suas ruas, avenidas, e construções, à margem da Rodovia BR-101, até apreciarmos a beleza suave dos morros que preservam, quase íntegra, a vegetação nativa.

CIDADE DE OSÓRIO 








       Vindo-se de Porto Alegre e seguindo na direção Norte da Rodovia BR-101, acessa-se a via lateral (que nos leva ao Centro da Cidade), mas convertendo à esquerda, onde fica a estrada estreita, sinuosa, com pontos acentuados de aclives – mas de asfalto impecável – pela qual se chega ao Morro da Borússia. A partir daí, a paisagem bucólica nos convida a descer na direção das cascatas, indicadas pelas placas de sinalização. Pela metade do percurso encontramos a Capela Santa Rita de Cássia, uma construção pitoresca à direita, ponto final do caminho que compõe a Via Sacra, com seus quinze marcos alusivos a cada uma das Estações.

CAPELA SANTA RITA DE CÁSSIA 
- Via Sacra - 






      Finalmente, poucos quilômetros adiante, terminado o asfalto, chega-se ao “Sítio Cascata da Borússia”, local aprazível para o descanso, com belas paisagens, áreas de churrasqueiras, parques infantis, excelentes instalações sanitárias, uma lancheria e a maior atração do lugar: as cascatas de águas frias, inseridas no leito do rio, que corre rumorejante entre as pedras.

AS CASCATAS E O SÍTIO 






       Parte das muitas fotos que fiz, mostro a vocês, já me propondo a refazer esse passeio mais vezes, com calma e tempo suficiente para desfrutar tudo de bom e bonito que ele tem a nos oferecer. Até lá, fiquem com as fotos. Espero que gostem. 

Evandro 

Nenhum comentário: