quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A Capela Polonesa


IGREJA N. S. DO MONTE CLARO 

      No final de setembro do ano passado andei pelo tradicional 4° Distrito, área onde se situa o Bairro São Geraldo. Dentre os muitos lugares que visitei – a maior parte deles pela primeira vez – fiz descobertas surpreendentes, que jamais imaginei. Andei principalmente pela saudosa “Avenida Eduardo” (palco de muitos carnavais de minha adolescência), cujo nome oficial é  Avenida Presidente Rossevelt. Meu foco era rever o antigo Clube dos Gondoleiros, cuja bela sede encontrei em fase de restauração, do qual ainda não vou falar. 

     Dos diversos locais que fotografei, mostro a vocês, hoje, esta singela, mas extremamente graciosa Capela, a Igreja de Nossa Senhora do Monte Claro, Padroeira da Polônia e da Capelania Polonesa de Porto Alegre. Na verdade, a Senhora de Monte Claro é a mesma “Virgem Negra”, ou Nossa Senhora de Czçestochowa, venerada nessa Cidade, centro espiritual da Polônia, e em todos os lugares do mundo onde se encontre uma comunidade polonesa. 






 






       Nesta postagem não foi possível incluir um histórico deste templo. Sei apenas que ela já soma “algumas décadas” e que inicialmente foi dirigido pelos padres palotinos. Os dados que obtive através do Informativo “Voz de Monte Claro”, Edição Especial – wydanie nadzwyczajne: VIII – 2015” editado pela Capelania Polonesa de Porto Alegre, são insuficientes, e apesar do rico histórico desta devoção desde o século XV, não nos oferece esta informação. Assim, fico devendo a vocês a data da construção da Igreja, a autoria do projeto arquitetônico e demais dados importantes. Lamento, mas se qlguém se interessar e puder me ajudar, ficarei muito agradecido. 

Evandro

Nenhum comentário: