segunda-feira, 16 de julho de 2012

Símbolos de uma Cidade - Final

TAQUARI, RS
- Igreja Matriz de São José -

Com as fotos da Igreja Matriz de São José finalizo a publicação destas imagens que captei na bela Cidade de Taquari. Permaneço em dívida, porém, com a comunidade taquariense, pois nesta visita no ano de 2010 não consegui retratar com a devida fidelidade o que a Cidade tem realmente de bonito.  

Como destaquei durante quase todas as inserções, estive lá numa época de grandes reformas e restaurações, estando, principalmente a Praça da Matriz, completamente tumultuada, com montes de terra revirada, material de construção por todo lado e muitos trabalhadores empenhados na árdua tarefa que tais trabalhos impõem, como mostram as fotos que publiquei em 5 de julho.

Também mostrei algumas casas antigas de arquitetura belíssima, ressentindo-se de maiores cuidados em sua preservação, e que encontrei em estado de quase ruínas. Todavia, penso que são registros necessários e que, no tempo devido, poderão servir como resgate de uma época.



 

Sobre a Igreja Matriz de São José, com a qual dou por finda estes posts sobre Taquari, é verdadeira relíquia. Patrimônio inalienável que a Cidade possui, merece ser mais conhecido e divulgado. Reverencia o Padroeiro do Município. “Foi construída no mais puro estilo Barroco, tendo recebido do Rei D. José de Portugal, a belíssima imagem de São José, feita a mão, entalhada em madeira. Sua frente está voltada para a Praça São José, antigo jardim Barreto Viana. Grande parte de suas imagens são de estilo barroco. Posteriormente recebeu outras de estilos diversos. Foi construída em 1768, sendo uma das mais antigas do Estado”. (Extraí de fontes de consulta).













 

Antes de encerrar, porém, deixo registrado que ontem, dia 15 de julho de 2012, voltei a Taquari! 

E, desta vez, num dia lindo e ensolarado, encontrei a Praça “novinha em folha”, belíssima. Um verdadeiro cartão postal. E vi alguns prédios sendo restaurados, o Museu Costa e Silva e a sede do jornal “O Taquaryense” com pintura nova e a Praça junto à Lagoa Armênia com um palco de eventos em forma de barco, construído recentemente. Fiz novas fotos que, prometo, publicarei mais adiante.

Por fim, deixo os links nos quais encontrei informações importantes sobre Taquari e que podem ser acessados por todos os queiram saber mais sobre ela.

Evandro

* * *

Nenhum comentário: