sexta-feira, 22 de junho de 2012

A História letra a letra - II

O TAQUARYENSE
- Taquari, RS -
(2)

O TAQUARYENSE” é a concretização do sonho de um idealista pioneiro, cujo nome honorável, Albertino Saraiva, está indelevelmente ligado à história de Taquari, do Rio Grande do Sul e da Imprensa do Estado e do Brasil.

Com edição semanal, sua tiragem é reduzida e destinada a um pequeno número de assinantes (450 exemplares, sendo 120 cortesias). Contudo, desde sua fundação, registra fatos relevantes e a história da Cidade, de cujos habitantes é considerado verdadeira relíquia.








 

Só depois de minha visita, quando fui recebido com a mais alta fidalguia, é que fiquei sabendo que as visitas “devem ser agendadas previamente”. Minha chegada inesperada, contudo, não foi impedimento para que eu devassasse as oficinas, examinasse os exemplares antigos – e históricos – e fotografasse, inteiramente à vontade, sem qualquer restrição.

Ao finalizar, devo agradecer, sensibilizado, ao Sr. João da Rosa Rodrigues, Chefe da Oficina e Tipógrafo, que interrompeu seu trabalho para tornar-se meu anfitrião. Foi um dia inesquecível e emocionante que as fotografias não conseguem registrar.

Evandro

_________

FONTES - Através destes links é possível conhecer a história de “O Taquaryense” e um pouco da Cidade de Taquari:

Nenhum comentário: