sexta-feira, 29 de junho de 2012

Casa Costa e Silva


AQUI MOROU UM PRESIDENTE
- Taquari, RS -

Algumas fontes que consultei falam de “Museu Costa e Silva”. Entretanto na placa existente na fachada do prédio, está escrito “CASA COSTA E SILVA”. Na dúvida, prefiro usar esta denominação para falar um pouco sobre esta edificação que logo me chamou a atenção no dia em que estive em Taquari.


Tudo está bem conservado e guarda um acervo bem interessante sobre o ilustre morador. Conversando com algumas pessoas, percebi que via de regra os taquarienses sentem um grande orgulho por serem conterrâneos do Marechal Arthur da Costa e Silva (Taquari, RS, 3 Out 1899 – Rio de Janeiro, 17 Dez 1969).

Na casa em que residiu o 27º Presidente do Brasil (2º do período militar - 15 Mar 1967 / 31 Ago 1969), guarda-se um bom acervo de móveis e objetos pessoais do Presidente e sua Família, como fotos, placas, fotografias e livros que fazem parte da biblioteca particular do Presidente, que era um leitor apaixonado. Dessa coleção gostei muito, além dos livros, do piano e de um pequeno oratório. No geral, são móveis simples, bastante modestos que revelam hábitos de vida muito sóbrios. 





 

Em uma das salas funciona atualmente uma biblioteca pública, com títulos e assuntos diversos, além de, na parte superior da casa, existir um museu com peças típicas dos imigrantes açorianos, como quadros, roupas, fotografias e outros objetos.

Ainda com referência ao Presidente Costa e Silva, encontrei no Parque Zeferino Brasil, junto à Lagoa Armênia, outra homenagem, esta em forma de monumento: uma herma em bronze, inaugurada em outubro de 1976.








Não voltei a Taquari. É possível que muita coisa tenha mudado por lá, pois na época das fotos (20 de agosto de 2010) a Cidade estava em processo de restauração. A Praça principal – Praça São José, em frente à Matriz – encontrava-se totalmente revolta, com operários por todo lado e muita atividade com vistas à conclusão da obra. Imagino que, hoje, deve estar tudo pronto e muito bonito. Qualquer dia volto lá para conferir.

Evandro 

Nenhum comentário: