quarta-feira, 14 de março de 2012

Nos Caminhos do Sul

MONUMENTO AO GENERAL BENTO GONÇALVES
- Praça Tamandaré –

Meu passeio de hoje é pela Praça Tamandaré, na Cidade do Rio Grande. É considerada como a maior praça existente no interior do Estado e está repleta de obras de arte. Difícil escolher o que apreciar primeiro!... Então, direciono minha câmera para todos os lados e vou fotografando tudo o que encontro pela frente.

O que logo chama a atenção é o majestoso Monumento-Túmulo do General Bento Gonçalves da Silva, herói farroupilha. Ele está no meio da Praça e se destaca tanto pela imponência como pelas esculturas e alegorias que o compõem. Ao alto a estátua do General ergue-se altaneira, empunhando sua espada e abraçando a bandeira rio-grandense.









Obra do escultor português Teixeira Lopes, foi feito em bronze e erigido sobre base revestida de granito, sendo composto por vários elementos simbólicos. Foi inaugurado, com grande festa, no dia 20 de setembro de 1909.

Visto de frente o monumento mostra as datas de 20 de setembro e 15 de novembro, nele incluídas como forma de estabelecer um elo entre ambas, simbolizando o ideal republicano, como uma “continuidade histórica”. Os dois leões heráldicos simbolizam a luta entre os republicanos e os monarquistas, na qual, por fim, “não houve vencedores nem vencidos”.

Na face direita vê-se um medalhão com a efígie do General Antonio de Souza Netto e placa com os dizeres: “Aqui repousam os restos mortais do Gal. Bento Gonçalves da Silva, doados pela Família à Cidade de Rio Grande”. O medalhão da face esquerda mostra Giuseppe Garibaldi.

Atrás do monumento está a alegoria de palmas, simbolizando a vitória e de louros, simbolizando a imortalidade e a data de 20 de setembro de 1909 (inauguração do monumento), sob a placa comemorativa ao 1º centenário da morte de Bento Gonçalves, um tributo da Maçonaria Rio-Grandina.

É um monumento realmente bonito, muito bonito, que vale a pena conhecer e admirar.

Evandro

* * *

FONTES:

Um comentário:

Ronaldo Morgado Segundo disse...

Os leões não apenas o que foi descrito, mas também que o RS a qualquer momento pode virar o jogo. Como podes ver pela foto, o leão que está acima, o Brasil, em posição de vencedor , não se dá conta de o que está abaixo, o Rio Grande do Sul, está com sua pata pronta para desferir o golpe que poderá mudar o rumo da luta. Esta posição caracteriza a rendição dos Farrapos, mas não a entrega dos ideais que era defendido pelos mesmos. Um outro fato deste monumento diz respeito ao Gen. Bento Gonçalves a pé e não a cavalo. Este detalhe, que à época causou problemas, já que o cavalo é um grande símbolo para o gaúcho, foi causado pelas informações, ou pelas poucas informações, repassadas a Teixeira Lopes, já que da comissão responsável pelo monumento, o único que mantinha contato com ele era monarquista, e não queria um monumento de exaltação a Revolução Farroupilha. Com a saída desta pessoa da comissão, que se criou a alusão das datas, para simbolizar a nossa visionária proposta da república, proclamada pelo Coronel(ainda não era general) Netto, após acirrada batalha próximo a Bagé, e aceita por aclamação, já que Bento Gonçalves não era contra o império. A partir do dia 8 de setembro de 1836 é que a revolta contra os impostos se tornou a Revolução Farroupilha, com o carater separatista e republicano.

Espero ter contribuído para o entendimento de alguns detalhes do maravilhoso e belíssimo monumento-túmulo ao Gen. Bento Gonçalves. Ah! Eu sou do Rio Grande, e passo quase que diariamente por este monumento, sem nunca cansar de olha-lo!