domingo, 17 de janeiro de 2010

Vila Nova tem festa de novo

20ª FESTA DA UVA E DA AMEIXA


Neste ano, entre os dias 9 e 17, a Vila Nova promoveu a sua 20ª FESTA DA UVA E DA AMEIXA. A festa ocorre pela primeira vez no novo Centro de Eventos, inaugurado no final de 2009.

A primeira Festa da Uva de que se tem notícia aconteceu no dia 26 de janeiro de 1913, sendo realizada na Praça Guia Lopes, em Teresópolis, com produtores daquele bairro e da Vila Nova. A partir de 1918 o evento transferiu-se definitivamente para a Vila Nova. Nessa ocasião realizava-se uma exposição agrícola que, além da população local e autoridades, contou com a presença ilustre do Real Embaixador d'Italia, Victor Luciani. Com o passar do tempo a festa original deu origem à Festa do Pêssego que vem se realizando no final do ano.

Durante as feiras encontram-se além da uva, diversos outros produtos, como as ameixas brancas e vermelhas, pêssegos, melões e grande variedade de flores ornamentais.

A uva da Vila Nova é de excelente qualidade, encontrando-se entre as espécies ali produzidas a Niágara Branca e Rosa, a Francesa Preta, a Isabel, a Seibel, a Bordeaux e a Moscato. São destinadas à produção de vinho, enquanto que o excedente é utilizado na fabricação de sucos e geléias.

Em meu outro blog "VILA NOVA D'ITALIA" eu mostro algumas fotos que fiz deste evento. Dêem uma olhada nele.

Evandro

Nenhum comentário: