quarta-feira, 14 de março de 2012

Nos Caminhos do Sul

MONUMENTO AO GENERAL BENTO GONÇALVES
- Praça Tamandaré –

Meu passeio de hoje é pela Praça Tamandaré, na Cidade do Rio Grande. É considerada como a maior praça existente no interior do Estado e está repleta de obras de arte. Difícil escolher o que apreciar primeiro!... Então, direciono minha câmera para todos os lados e vou fotografando tudo o que encontro pela frente.

O que logo chama a atenção é o majestoso Monumento-Túmulo do General Bento Gonçalves da Silva, herói farroupilha. Ele está no meio da Praça e se destaca tanto pela imponência como pelas esculturas e alegorias que o compõem. Ao alto a estátua do General ergue-se altaneira, empunhando sua espada e abraçando a bandeira rio-grandense.









Obra do escultor português Teixeira Lopes, foi feito em bronze e erigido sobre base revestida de granito, sendo composto por vários elementos simbólicos. Foi inaugurado, com grande festa, no dia 20 de setembro de 1909.

Visto de frente o monumento mostra as datas de 20 de setembro e 15 de novembro, nele incluídas como forma de estabelecer um elo entre ambas, simbolizando o ideal republicano, como uma “continuidade histórica”. Os dois leões heráldicos simbolizam a luta entre os republicanos e os monarquistas, na qual, por fim, “não houve vencedores nem vencidos”.

Na face direita vê-se um medalhão com a efígie do General Antonio de Souza Netto e placa com os dizeres: “Aqui repousam os restos mortais do Gal. Bento Gonçalves da Silva, doados pela Família à Cidade de Rio Grande”. O medalhão da face esquerda mostra Giuseppe Garibaldi.

Atrás do monumento está a alegoria de palmas, simbolizando a vitória e de louros, simbolizando a imortalidade e a data de 20 de setembro de 1909 (inauguração do monumento), sob a placa comemorativa ao 1º centenário da morte de Bento Gonçalves, um tributo da Maçonaria Rio-Grandina.

É um monumento realmente bonito, muito bonito, que vale a pena conhecer e admirar.

Evandro

* * *

FONTES:

Nenhum comentário: