quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nos Caminhos do Sul


- Rio Grande, RS -
PARIS HOTEL
Parte 1

Conheci Rio Grande no mês de maio de 2011. Desde esta primeira visita gostei da Cidade. Quase que posso dizer que me apaixonei por ela, devido ao precioso acervo de praças, templos, monumentos e prédios antigos que possui. Uma coisa, porém, chamou minha atenção: é que muitas dessas verdadeiras jóias apresentam-se mal cuidadas, necessitando que tanto os proprietários quanto empresários e poder público tomem iniciativas urgentes para a sua restauração, já que em grande número constam serem tombadas pelo Patrimônio Histórico.

Rio Grande está passando por um surto de progresso extraordinário, em função do Súper Porto, que com certeza a transformará em importante Metrópole, em período de tempo muito curto. A construção civil, por isto, está em ritmo acelerado de expansão, com novos e modernos prédios sendo projetados e construídos. O que temo é que as construções antigas, repletas de história, com bela arquitetura, venham a ser relegadas a plano secundário e até demolidas, para dar lugar às modernas. Vi, com imenso pesar, o belo edifício da Beneficência Portuguesa, em estilo Manoelino, totalmente abandonado e com sua estrutura comprometida, restando apenas as paredes da fachada externa, belas, imponentes, mas prestes a ruir. Este é só um exemplo.

Tomara que a comunidade rio-grandina, por suas autoridades, entidades culturais, sociedade, estudantes  e cidadãos influentes, não permitam que tal desastre ocorra, pois será irreversível e a Cidade do Rio Grande – assim como todos nós, com certeza – empobreceremos culturalmente.






Das construções antigas que necessitam de uma restauração urgente, mostro hoje o PARIS HOTEL, situado na Rua Marechal Floriano, bem no Centro. Embora suas dependências apresentem bom estado de conservação, a fachada, como se pode ver nas fotos, está suja e bem deteriorada.

Visitei o Hotel e nas próximas inserções mostrarei as fotos que fiz de sua parte interna. Vocês vão apreciar a beleza que se oculta por trás destas paredes.


- continua -

Nenhum comentário: