quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Evocando os fundadores


PRAÇA DOS AÇORIANOS







Na Praça – ou Parque - dos Açorianos encontramos o Monumento em aço, obra do escultor porto-alegrense Carlos Tenius, construído em 1973. A majestosa alegoria homenageia os casais açorianos que fundaram a Cidade, aqui chegados em 1752. Tem 17 metros de altura e 24 de comprimento, representando uma caravela composta por figuras humanas entrelaçadas, tendo à sua frente um ser alado que evoca Ícaro, e que represente a Vitória.

A Praça localiza-se no início da Cidade Baixa e destaca, em seu conjunto, a “Ponte de Pedra” construída por escravos a partir de 1825, sobre o Arroio Dilúvio (mais tarde tendo seu curso retificado e desviado), para ligar as chácaras do sul com o Centro. Atualmente seus pilares em arco repousam sobre um espelho d’água.

No seu entorno e nas imediações aparecem também, com destaque, os edifícios do Centro Administrativo do Estado, a sede da “OAB” (Ordem dos Advogados do Brasil), o DAER (Departamento de Estradas do Estado) e diversos outros. Daí, olhando-se para o alto da colina da Praça da Matriz, vê-se a cúpula da Catedral Metropolitana, como aparece na terceira e na última foto.

Evandro

Nenhum comentário: