quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pão do corpo e do espírito


ESCOLA PÃO DOS POBRES
Parte 2/2




O Pão dos Pobres mantém atualmente, em regime de internato, mais de 250 órfãos, entre crianças e adolescentes pobres (meninos, a partir dos oito anos), ministrando-lhes ensino, educação e profissionalização. Sua administração está a cargo da Província Lassalista e conta com salas de aula, ludoteca, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências, setor pedagógico, alojamentos, sanitários, ginásio de esportes, auditório, espaço multi-mídia, setor administrativo, sala dos professores e toda a infraestrutura necessária aos seus objetivos. Também conta com a Gráfica Pão dos Pobres, aberta ao mercado, que se constitui em fonte de recursos financeiros.

Além da formação básica, a partir dos dezesseis anos os internos dispõem de cursos profissionalizantes nas áreas de marcenaria, mecânica automotiva, eletricidade predial, metalurgia e serralheria.

Sobre os detalhes arquitetônicos deste bonito prédio, transcrevo, literalmente, o que encontrei no site Wikipédia:

“O edifício tem um estilo eclético sóbrio, com influência da arquitetura alemã. O edifício tem quatro pavimentos, com um grande corpo central e duas alas laterais que se projetam um pouco à frente. O térreo se estrutura numa série de aberturas em arco, e os dois pisos acima possuem janelas retangulares, separadas por pilastras lisas, e uma cornija destacada. Arremata a construção um último pavimento, mais baixo, mas que segue o esquema dos dois pisos inferiores.

Ao centro do conjunto um grande frontispício se ergue atravessando todos os pavimentos, terminando acima do plano do teto, num frontão triangular com arco redondo embutido, onde está instalado um grupo escultórico representando Santo Antônio distribuindo pães a crianças pobres. Aos lados, dois florões, e atrás do frontão se eleva um pequeno campanário. O prédio do Instituto foi tombado em 2000.”


Evandro

* * *

Fontes consultadas:


Nenhum comentário: