sábado, 20 de agosto de 2011

A Cidade e o seu rio

PORTO ALEGRE E O RIO GUAÍBA

Há muitos modos de (vi)ver Porto Alegre. Podemos caminhar por suas ruas, apreciar as belas avenidas e praças ou vê-la fragmentada, à distância, desde o alto de seus muitos morros e colinas. Mas há uma perspectiva a partir da qual a visão é sempre graciosa e que, bastando um breve deslocamento, oferece-nos paisagens sempre renovadas, por mais que já as tenhamos vislumbrado: a cidade vista do rio.









Fiz esta série de fotos a bordo do barco Noiva do Caí I. É um dos muitos passeios pelo Guaíba que a Cidade oferece. Há outros barcos que fazem roteiro semelhante, como o Cisne Branco, o Porto Alegre 10, o Noiva do Caí II, o Travessia, o Turistinha, o Caribe I, o Seival... 

Cada um deles faz basicamente o mesmo roteiro, com pequenas variações. O Noiva do Caí, no qual já naveguei outras vezes, parte do ancoradouro junto à Usina do Gasômetro e segue na direção das ilhas a Oeste. Primeiramente passa entre a Ilha da Pintada e a Ilha da Casa da Pólvora, depois da qual entra por um pequeno trecho do rio Jacuí, um dos cinco afluentes do Guaíba. Dele, contorna esta Ilha navegando pelo Canal da Maria Conga, tendo à esquerda a Ilha das Flores, já de volta ao Guaíba. Logo à frente encontra a Ilha Grande dos Marinheiros, parte da Ilha do Pavão e depois a pequena Ilha do Chico Inglês, retomando o rumo de volta ao ancoradouro do Gasômetro. Contudo, a vista que se tem da Cidade não chega a ser ampla. É basicamente a da ponta da península e da zona Sul, com destaque sempre para a alta chaminé da Usina. 

Este itinerário é feito em pouco mais de uma hora, durante o qual a Cidade e o rio se conjugam e harmonizam, deixando aos nossos olhos, apenas, a tarefa de nos deslumbrar. Foi o que fiz, mais uma vez, enquanto tirava as fotos.


Evandro

Nenhum comentário: