segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Passeando na Rua da Praia - I


MUSEU HIPÓLITO JOSÉ DA COSTA

Neste prédio, localizado na Rua dos Andradas (“Rua da Praia”) esquina da Rua Caldas Júnior, (antigo “Beco do Fanha”) está instalado o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa. Sua construção é dos anos 1920, como sede do jornal “A Federação”, fundado em 1884. O jornal, órgão do Partido Republicano Rio-Grandense, circulou até o ano de 1937, quando foi fechado por imposição do Estado Novo. A partir de então foi criado o “Jornal do Estado” que deu origem ao “Diário Oficial”.

No início dos anos 1970, o Diário Oficial transferiu-se para sua sede nova e no dia 10 de setembro de 1974, pela Portaria nº 018044, a Secretaria de Educação e Cultura criou o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, nome que homenageia o patrono da Imprensa brasileira.








“A construção deste prédio em que se passou uma grande parte da história da imprensa oficial do Rio Grande do Sul teve como responsável o engenheiro civil gaúcho Teófilo Borges de Barros, que participou também da construção de outros prédios em Porto Alegre, além da Reforma da Biblioteca Pública do Estado.

O prédio é composto de estilos artísticos variados, muito característico da arquitetura positivista. Possui uma área total de 3.160 metros quadrados, foi destruído parcialmente por um incêndio em 1947 e, depois de reparados os danos, ampliou-se sua estrutura física pelos fundos na Rua Caldas Júnior.

Outra particularidade do prédio é, no alto, uma estátua representando a imprensa, que foi esculpida pelo artista italiano Luiz Sanguin. No ano de 1995, esta estátua sofreu uma restauração, pois estava perdendo a mão e a tocha.” (*) 

Evandro

* * *

Um comentário:

al disse...

Um museu que convida a entrar...
Abraço