segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Parque Knijnik - 2/2

PARQUE GABRIEL KNIJNIK
- 2 -
Conclusão









Espécies diversas de flora e fauna podem ser encontradas no Parque. Consta que em sua área de abrangência e nas imediações existem ouriços, cobras coral e jararaca, aranhas caranguejeiras e armadeiras, bugios, lagartos, sabiás-laranjeira, tico-ticos, pica-paus e rabos-de-palha, entre outros exemplares de sua fauna. A flora também é variada, contando com árvores frutíferas - pitangueiras, pereiras, ameixeiras e jabuticabeiras – e outras espécies nativas e exóticas, dentre estas últimas o pinheiro-americano (Pinus elliottii).
No livro “Porto Alegre de Muitos Parques”, editado pela Editora Viver no Campo, 1ª Edição, Porto Alegre, RS, 2008, página 58, há uma descrição detalhada da flora local, junto com a informação de que “A área do parque abrange cinco formações fitofisionômicas, sendo elas: mata higrófila, mata subxerófila, banhado, vegetação arbóreo-arbutiva de campos pedregosos e vassoural”.
O Parque foi originalmente sítio e área de lazer de propriedade do engenheiro civil Gabriel Knijnik. Doado ao Município, em testamento, o proprietário expressou o desejo que ele fosse preservado e transformado em parque municipal. A incorporação às áreas verdes da Cidade ocorreu em 1997 e sua inauguração oficial tem a data de 27 de outubro de 2004.
* * *

Nenhum comentário: