terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Porto sempre Alegre


RUA VINTE E QUATRO DE MAIO
Passarela de Poesia
     Ela já foi Beco da Fonte e Rua da Viela da Fonte. Lá por 1841, passou a ser conhecida como Beco do Juca da Olaria. Em 1879 teve o nome alterado oficialmente para Rua Bento Gonçalves até que em 1936, por lei municipal, recebeu seu nome atual, Rua Vinte e Quadro de Maio, em homenagem à Batalha do Tuiuti.
     O cronista Coruja, nascido em 1806, descreveu-a como “um beco estreito e ladeirento cujas casas se contavam por unidades”.  Assim deve ter permanecido até pela década de 1940, pois só em 1942, durante a administração do Prefeito José Loureiro da Silva é que foi alargada, recebendo as escadarias e embelezada com ajardinamento











       Ligando a Rua Duque de Caxias, no Centro, à Av. Desembargador André da Rocha, na Cidade Baixa, a tradicional passagem de pedestres é ladeada por diversas residências. Talvez ela não tenha a importância histórica de outros locais da Cidade, mas ganhou destaque depois da revitalização feita em 2011, quando a artista Clarissa Motta Nunes, autorizada pela prefeitura, instalou azulejos coloridos junto aos degraus. São 3.300 peças que apresentam desenhos, frases e depoimentos de moradores sobre a vida no local, além de poesias de escritores e artistas como Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Erasmo Carlos e Rita Lee. 

       Demorei para publicar estas fotos, mas hoje resolvi postá-las. Escolhi apenas 15, de uma tiragem feita no dia 15 de julho de 2013. Porém, estas, parecem-me o bastante para dar uma ideia do que é esta interessante – e graciosa, por que não? – rua de Porto Alegre. Quem ainda não a conheça, procure reservar um tempo para apreciá-la.

Evandro



Nenhum comentário: