segunda-feira, 16 de junho de 2014

Aos cuidados de Gambrinus


 “PRÉDIO DA CERVEJARIA BRAHMA”

    Na época de sua construção, este belíssimo prédio foi considerado como o maior edifício em cimento armado do Brasil. De propriedade da Cervejaria Bopp, foi inaugurado no dia 27 de outubro de 1911. Posteriormente passou à Cervejaria Continental e, em 1946, foi adquirido pela Cervejaria Brahma que ali funcionou até 1998, quando se transferiu para a nova fábrica em Viamão.

    O projeto arquitetônico é do conhecido engenheiro alemão Thedor Wiederspahn, o mesmo a quem se deve outras magníficas obras do acervo arquitetônico porto-alegrense, como o Prédio do Museu de Artes Ado Malagoli (MARGS / Museu de Artes do Rio Grande do Sul), os Correios e Telégrafos (atual Memorial do RS), o Hotel Majestic  (hoje Casa de Cultura Mario Quintana), o Banco Nacional do Comércio (agora Santander Cultural), o Edifício Ely (na esquina da Conceição com a Voluntários da Pátria, que abriga atualmente uma loja Tumelero), o Edifício Bier Ulmann, o Cinema Guarani (Banco Safra, na Rua dos Andradas em frente à Praça Senador Florêncio / “Praça da Alfândega”), dentre as mais de 500 que se encontram por todo o Brasil. 



 

   Com pés-direitos elevados e amplas janelas e espaços internos, exibe na fachada diversos grupos escultóricos Como as estátuas de Gambrinus, de Mercúrio, um grande elefante ladeado por dois grupos de meninos carregando globos, diversos atlantes em trajes germânicos, bebedores de cerveja com copos nas mãos, faces humanas, figuras de animais, barris e uma profusão de florões, arcadas, frisos e relevos. A torre com relógio, cúpula e estátuas sobre a entrada principal, complementadas por outros elementos decorativos, caracterizam o estilo eclético típico de Wiederspahn.

   Sua presença imponente é o marco predominante da Avenida Cristóvão Colombo, neste trecho da Floresta, e parte significativa da história do Bairro e da Cidade. 






 

    A área onde está construído, abriga, desde 2003, o Shopping Total pelo qual passam mais de 550 mil pessoas por mês em visita às mais de 450 lojas distribuídas em 4 andares com 42 mil m2. Num complexo de edifícios em que se conta com uma área de estacionamento para mais de 7.200 carros, há inúmeros espaços de serviços, cultura e lazer, como playground, cinco salas de cinema, supermercado, restaurantes, biblioteca, fábrica de chocolate e um bar temático.  








    Neste complexo incluem-se o Largo Theo Wiederspahn, a Alameda dos Escritores (espaço com mesas ao ar livre e bares, em homenagem a nove gaúchos de destaque na arte da literatura), Alameda dos Desportistas, Alameda dos Antiquários (ambientação inspirada nos mercados de pulgas europeus), Alameda dos Artistas (lembrando praças parisienses), o Largo Elis Regina, com um palco retrátil para apresentações culturais e o conjunto denominado Centro Cultural Total, no qual foram criados: o Museu do Vinho e Cave da Vinícola Aurora, construídos sob a chaminé da antiga cervejaria, aproveitando 500 metros de túneis; o Museu da Cerveja, com 40 mil itens de produtos colecionáveis relacionados à bebida; o Museu do Esporte, com 300 peças raras e o Memorial Theo Wiederspahn, onde são exibidos os projetos e fotos da Delegacia Fiscal (hoje o Museu de Arte do RS), Hotel Majestic, entre outras construções idealizados pelo grande arquiteto.  

Evandro

* * *


Nenhum comentário: