quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Escadas do meu jardim - II


ESCADARIAS DE PORTO ALEGRE (2)

Hoje continuo a série que iniciei no dia 5 deste mês, quando decidi mostrar as escadarias de Porto Alegre. É um tema que julgo interessante de ser explorado, primeiro porque eu mesmo – “metido” que sou, a conhecedor de minha Cidade – tenho me surpreendido ao encontrar tais estruturas em lugares que nem imaginava existirem.  

RUA 24 DE MAIO
CENTRO





 

PRAÇA DA MATRIZ
CENTRO 



 

VILA DO I.A.P.I. 
RUA NOVO HAMBURGO 



 

VILA DO I.A.P.I. 
RUA CRISTÓVÃO COLOMBO / AV. PLÍNIO BRASIL MILANO 




 

Lamentavelmente nem todas elas são de uma beleza arquitetônica extraordinária, que mereça destaque. Ao mesmo tempo, algumas se encontram muito mal cuidadas, castigadas pelo tempo e pela falta de manutenção ou de uma simples limpeza, que seja. Dentre estas posso incluir até as mais bonitas e tradicionais, entregues à sanha de vândalos e malfeitores de todos os níveis que, sem o menor respeito pelos bens públicos, não se constrangem em pichar, quebrar e destruir tudo o que lhes surge à frente.

De qualquer modo, elas existem. São parte da paisagem da Cidade e além do aspecto utilitário representam também, muitas vezes, a arte e a sensibilidade dos autênticos artistas, arquitetos e artesãos que as projetaram e executaram, fazendo delas verdadeiras obras de arte e símbolos de uma época quando o bom gosto e a elegância ainda tinham valor.

A maior parte delas, contudo, são construções singelas, sem detalhes rebuscados. Apenas degraus erigidos junto a aclives e declives destinados, simplesmente, ao acesso de pessoas a pontos determinados. Eventualmente se encontram em recantos bucólicos, inseridas em morros, em fragmentos de matas ou entremeadas a ruas, vielas e ladeiras, em bairros e vilas distantes do Centro, facilitando a circulação.

Seja como for, ei-las aqui. Ainda não são todas, naturalmente. Apenas as que já consegui identificar. Toda vez que eu identificar novas, suas imagens serão registradas e mostrarei a vocês.

Evandro 

Nenhum comentário: