quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Escadas do meu jardim - I

ESCADARIAS DE PORTO ALEGRE (1)

Vez por outra, andando pela Cidade, me deparo com estas obras que chamam a atenção e despertam a curiosidade de quem está mais atento. Algumas – verdadeiros cartões postais – são minhas velhas conhecidas e não representam nenhuma novidade. Outras já não são tão difundidas assim, e por isto sempre lhes reservo um olhar especial quando as reencontro. De grande parte, delas, porém, só tive vagas notícias, pois fazem parte do dia-a-dia, tão somente, das pessoas que residem nos locais onde se situam. Estas, seguramente, são a maioria e as que mais me surpreendem quando as descubro, mesmo que eu ouse jactar-me como “um conhecedor profundo” dos recantos mais secretos desta Cidade pela qual jamais me canso de perambular.

A existência de tais atrativos se justifica, pois Porto Alegre desenvolveu-se numa região repleta de morros e vales que, no decorrer do tempo, foram sendo urbanizados. Entretanto, pelas condições da época, certos pontos não comportavam a construção de uma rua, simplesmente, ou de outro tipo de logradouro que permitisse o acesso de pessoas, de um nível mais baixo para um mais elevado e vice-versa.

Pois dias desses decidi buscar estas verdadeiras relíquias, em particular as que estão mais escondidas. Encontrei algumas, maravilhosas, necessitando, via de regra, de uma atenção maior, pois além de deterioradas pelo tempo, precisam de cuidados que as preserve do vandalismo.  

Hoje começo a mostrá-las – umas já conhecidas, outras que localizei mais recentemente. São poucas, ainda, pois numa pesquisa que fiz previamente, constatei a existência de uma porção delas, muitas das quais vou procurar nos próximos dias. Tão logo as encontre, passarão a fazer parte do acervo de imagens do “meu jardim” e as compartilharei com vocês. 

RUA GENERAL JOÃO MANOEL 





 

BELÉM NOVO / AVENIDA BEIRA RIO





 

RUA GENERAL COUTO DE MAGALHÃES 
- HIGIENÓPOLIS - 




 

Evandro

Nenhum comentário: