sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Um porto encantador

ITAJAÍ, SC
 
Localizada no encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, a Cidade de Itajaí situa-se no litoral norte do Estado de Santa Catarina. Foi colonizada por portugueses e alemães, nos séculos XVIII e XIX respectivamente. Tem forte ligação com a navegação e possui um dos maiores complexos portuários do Brasil.
 
Pertenceu ao município de Porto Belo até ser emancipada pela Assembleia Provincial de Santa Catarina, através da Resolução nº 464, do dia 4 de abril de 1859. Todavia a instalação do Município de Itajaí só ocorreu no dia 15 de junho de 1860.
 
Sua população é de aproximadamente 184 mil habitantes, distribuídos numa área de 289.345 km2. Faz limites com os municípios de Camboriú, Balneário Camboriú, Brusque, Gaspar, Ilhota e Navegantes. Sua principal ligação rodoviária é a BR-101, e tem como demais rodovias de acesso, as BR-486 e BR-470 e as SC-100 e SC-470.
 
* * * 
 
Fiz estas fotos em janeiro deste ano. Já conhecia a Cidade, pois andei por lá diversas vezes, antes. Porém, na última vez em que lá estive, tirei muito poucas fotos, devido, principalmente, a dois motivos: primeiro, eram dias terríveis, chuvosos e nublados: segundo, a Cidade e, praticamente toda a região, estavam, ainda, sob o efeito das grandes enchentes e ventanias que se abateram sobre ela naquele período, causando desmoronamentos e destruição e deixando um rastro de enormes estragos por todo lado. Foi uma coisa lamentável. Nesta minha ida em janeiro, felizmente, apesar de alguma nebulosidade - bastante perceptível nas fotos - o tempo estava melhor e os vestígios da tragédia que mencionei já haviam desaparecido por completo. Itajaí e seus arredores haviam reconquistado toda a sua beleza e pujança carcterísticas.
 
 






 
 
A IGREJA MATRIZ DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
 
Esta magnífica igreja demorou quinze anos para ser construída. Foi iniciada em 1940, com projeto do arquiteto Simão Gramlich (Herbolzheim, Alemanha, 7 Ago 1887 – Santa Catarina, 1968), tendo por vigário o Padre José Locks (Tubarão, SC, 1° Dez 1893 - ...) e inaugurada em 15 de novembro de 1955.
 
Sua arquitetura harmoniza elementos românticos e neogóticos. É imponente e grandiosa, constituindo-se no maior monumento artístico e cultural da Cidade e uma das mais belas construções em todo o Vale do Itajaí.  Pelos dados que extraí do site da PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ As estrelas e os capitéis das colunas são folheados a ouro. A Matriz possui ao todo seis torres, 55 vitrais com desenhos sobre motivos eucarísticos e bíblicos destacando-se o imenso painel da Imaculada Conceição da Virgem Maria no teto, obra de Aldo Locatelli ((Villa d'Almè, 18 de agosto de 1915 — Porto Alegre, 3 de setembro de 1962) . Na pintura de seu interior participou também Emílio Sessa (Bergamo, Itália, 10 Ago 1913 – Bergamo, 4 Fev 1990) A imponente estátua de Moisés quando desce do Sinai com as Tábuas da Lei, que foi colocada sobre o púlpito da Igreja é obra do escultor Ervin Curt Teichmann (Kiel, Alemanha, 1906 – Pomerode,   10 de março de 1992) , nascido em Pomerode.
 










Na próxima postagem mostrarei as últimas quatorze fotos do interior deste maravilhoso templo, justo motivo de orgulho de uma população culta e que valoriza seu patrimônio histórico e as belezas de uma encantadora Cidade. 
- continua - 

Nenhum comentário: