sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Entre morros e vales

 
GARIBALDI, RS
 
Garibaldi situa-se na região colonial italiana do Rio Grande do Sul. Fica junto de Carlos Barbosa mas, na verdade, fica perto de tudo: apenas 8 km de Bento Gonçalves, 45 km de Caxias do Sul e 110 km de Porto Alegre. Toda a região é belíssima, com paisagens deslumbrantes, arquitetura típica e roteiros gastronômicos e vinícolas de encher os olhos e alimentar o corpo e o espírito mais exigente.
 
Todas as vezes que estive lá, parti de Porto Alegre, seguindo pela BR-116 até a entrada de Scharlau, em São Leopoldo, onde se acessa a RS-122 até a RS-446, passando pela RS-470 em Carlos Barbosa.
 
Garibaldi possui uma área de 169 km2 e população estimada em pouco mais de trinta mil habitantes. Sua colonização teve início com a criação das colônias Conde d’Eu e Dona Isabel.  Seus primeiros imigrantes eram prussianos e ali chegaram em julho de 1870. A partir de 1874 novos imigrantes começaram a chegar. Eram italianos, suíços, austríacos, poloneses e franceses. O maior número destes imigrantes, porém, era de italianos. Elevada à categoria de Município em 31 de outubro de 1900, recebeu seu nome atual em homenagem a Giuseppe Garibaldi, considerado o “heróis de dois mundos”, que aqui tomou parte ativa nos episódios da Revolução Farroupilha. 

 
















Das centenas de fotos que já fiz lá, no decorrer de diversas visitas, escolhi estas, com as quais começo a mostrar-lhes alguns aspectos que registrei desta Cidade encantadora. Aqui aparecem três casas típicas sendo uma de madeira e duas de pedra (uma delas, belíssima, abandonada); a Igreja e Praça Nossa Senhora do Carmo; a interessante arquitetura medieval de um Laboratório; parte do parque onde está construída a “Ermida” e de onde se tem uma vista privilegiada; o obelisco comemorativo aos 160 anos de Revolução Farroupilha; o Cruzeiro localizado em frente à Ermida e, finalizando, duas vistas parciais da Cidade, a partir de uma das partes altas, que são muitas, já que Garibaldi está construída sobre e entre uma infinidade de morros e vales que se entremeiam.
São uma pequeníssima amostra do que fotografei e do que a Cidade oferece aos olhos de seus habitantes e de quem a visita.
Evandro  
* * *
Boas fontes de consulta:

Nenhum comentário: