quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O Arroio Cavalhada


VESTIGIOS DO PASSADO

“Os arroios são rios guris...Vão pulando e cantando dentre as pedras. Fazem borbulhas d'água no caminho: bonito! (...) E às vezes vão tão devagar que conhecem o cheiro e a cor das flores que se debruçam sobre eles nos matos que atravessam e onde parece quererem sestear.” (Do poema "Os Arroios", de Mário Quintana)




O Arroio Cavalhada é um dos muitos cursos d'água que cortam Porto Alegre em todas as direções. Sua nascente situa-se no alto do Morro da Pedra Redonda, de onde desce, passando pelo Morro Belém Velho e, atravessando diversos bairros, vai desaguar no Guaíba, próximo ao Cristal. Em seu percurso, ao aproximar-se do bairro Cavalhada, já está bastante poluído. Mas se subirmos na direção de sua nascente, quando nos aproximamos do bairro Belém Velho já podemos encontrá-lo em condições bastante boas. A partir daí, há trechos em que a água ainda desce cristalina entre a vegetação original, serpenteando sobre as pedras, dando-nos uma idéa bastante aproximada de como deveria ter sido antes.
Evandro

2 comentários:

Marisa Monteiro disse...

Muito tomei banho neste riacho na minha infância.Fantástica esta reportagem.

Evandro disse...

Oi, Marisa!

Faz tempo que não vou à nascente do Arroio Cavalhada.

Quando fiz estas fotos - ainda com filme 35mm, que escaneei posteriormente - este ponto ainda estava relativamente limpo, embora com algumas indicações de que a poluição já começava: água mais densa, cheiro já perceptível...

Qualquer dia vou voltar lá, embora com receio do que possa encontrar.

Grato pela tua visita ao blog e pelo comentário.

Saudações fraternas.

Evandro