segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Uma praça renovada

 
PRAÇA OTÁVIO ROCHA
 
Esta Praça, com formato triangular, tendo os cantos arredondados, localiza-se no Centro de Porto Alegre. Situa-se entre as Avenidas Alberto Bins (antiga Rua São Rafael), Avenida Otávio Rocha (antiga Rua 24 de Maio) e Rua Senhor dos Passos (Rua do Cordoeiro ou Beco do Couto).
 
Sua construção teve início durante a administração do Intendente Municipal  Dr. Otávio Rocha (1924 – 1928), sendo concluída na administração seguinte, sendo Intendente o Dr. Alberto Bins (1928 – 1937).
 
É uma praça bonita, sendo a sua arquitetura de estilo eclético, tendo os passeios calçados com pedra portuguesa. A balaustrada que a contorna é típica da urbanização ocorrida no final do século XIX e início do século XX.
 
Passou recentemente por um processo de revitalização e restauração, já que esteve bastante danificada, e atualmente encontra-se totalmente preservada com suas características originais.
 












Em seu entorno localizam-se dois grandes magazines (o edifício das Lojas Renner, uma  das mais antigas e tradicionais de Porto Alegre, que aparece em três fotos, é o novo, tendo substituído o antigo que sofreu violento incêndio no início da década de 1970), diversas instituições bancárias, comércio variado, o Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana e hotéis. 
No vértice formado pelas Avenidas Otávio Rocha e Alberto Bins, encontra-se o busto do personagem que lhe empresta o nome, Dr. Otávio Francisco da Rocha, natural de Pelotas, RS, onde nasceu no dia 23 de setembro de 1877, vindo a falecer em Porto Alegre ao final de seu mandato, pouco depois de completar a idade de 50 anos, no dia 27 de janeiro de 1928. O busto, feito em bronze, foi esculpido pelo escultor André Arjonas Guillén, espanhol nascido em Antequera, Província de Málaga, em 30 de novembro de 1885, e radicado em Porto Alegre desde 1899.
Evandro
* * *
Fontes para consulta:

Nenhum comentário: