sábado, 19 de maio de 2012

Nos Caminhos do Sul

CAMAQUÃ, RS / 5

Praça Donário Lopes (II - final)

Aqui mostro as dez fotos restantes da Praça Donário Lopes. Ela foi inaugurada no dia 10 de março de 1953, bem no centro da Cidade, e ocupa uma ampla área verde e bem arborizada.

Nesta praça, além da beleza de sua vegetação bastante variada e florida, de seu desenho e do calçamento predominante de pedras portuguesas, alguns pontos parecem-me importantes destacar e desses menciono três.

Um deles encontra-se no centro da Praça, constituindo-se na atração principal: um espelho d’água com uma fonte (chafariz), onde se vê a escultura de uma graciosa foquinha, a Foca Maroca. Trata-se de uma obra de arte que lembra uma foca de verdade, que foi trazida à praça por dois jovens da Cidade logo depois de sua inauguração, quase sessenta anos atrás.

Recentemente, visando a preservação do patrimônio histórico, a Prefeitura restaurou a estátua e a Secretaria de Cultura do Município promoveu um concurso entre as Escolas para dar um nome à foca. Dentre os muitos nomes sugeridos, terminou sendo aprovado este, Foca Maroca, com o qual agora é conhecida, merecendo até uma placa num dos portais de acesso à fonte.







O segundo ponto que destaco, sem maiores comentários, é um monumento que apesar de singelo não posso deixar de registrar. Trata-se do que representa o Lions Clube local, com algumas placas alusivas a datas e eventos significativos.

Por fim, cito o monumento erigido em memória do Dr. Donário Lopes. É um busto, sobre um pedestal, situado num sítio muito bem escolhido, que o torna visível e se constitui em homenagem merecida a esse importante personagem.

Penso que com estas fotos e com os textos publicados, pouco resta a acrescentar. As imagens mostram tudo o que eu poderia dizer.

Assim, está quase concluída minha “reportagem” sobre a bonita Cidade de Camaquã, que não tive a oportunidade de conhecer profundamente mas que, mesmo assim, me causou uma agradável surpresa.


Evandro

Nenhum comentário: