domingo, 20 de maio de 2012

Nos Caminhos do Sul

CAMAQUÃ, RS / 6
- Final -

Praça Zeca Neto

Hoje termino meu passeio pela Cidade de Camaquã, indo até à Praça Zeca Neto. É um local aprazível, amplo, claro e repleto de referências cívicas onde nomes de personalidades importantes e fatos históricos estão registrados, em placas, por toda parte.

Seu nome perpetua a memória do General JOSÉ ANTONIO MATTOS NETTO, nascido em Jaguarão, RS, no dia 24 de junho de 1854 e falecido em Camaquã, RS, em 22 de maio de 1948, aos 94 anos de idade. Conhecido pelo apelido de Zeca Neto, faz parte da plêiade de heróis militares rio-grandenses, sendo lembrado pela atuação brilhante durante a Revolução de 1823 quando os maragatos tomaram a Cidade de Pelotas.

Nesta bonita Praça destacam-se um palco com estrutura de arquibancadas em semi círculo, para apresentações artísticas, e a imponente Pira da Pátria, com mais de dez metros de altura, construída em 1981 pela Prefeitura Municipal a partir de campanha do Lions Clube.





 

As placas cujas fotos são mostradas registram, respectivamente, a que se encontra no pedestal da Pira da Pátria, a placa em memória da Revolução de 1923 com os nomes do General Neto e seu Estado Maior, a placa que “apresenta” à população camaquense os nomes de “personalidades do Século XX”, e a placa que comemora o Jubileu de Ouro (1954 – 2004) da Rádio Camaquense com os nomes dos fundadores da Rádio e de diversas autoridades da época. 





 

Com este post, que completa seis publicações sobre a Cidade de Camaquã, nas quais publiquei sessenta e oito fotos, quero enviar o meu abraço a toda a comunidade camaquense, cumprimentando-os pela encantadora cidade que possuem e pelo carinho com que a tratam e conservam.

De modo especial, estas fotos eu dedico aos amigos Luís e Janete, oferecendo-lhes em reconhecimento pelos trinta e oito anos de nossa amizade fraterna.

Meu abraço e carinho a todos.

Evandro 

___________________________________

Fontes:
Sites onde se encontram informações preciosas sobre Camaquã:

 
* * *

Nenhum comentário: