segunda-feira, 21 de maio de 2012

Noturno opus 1


1º Movimento
PARQUE DA REDENÇÃO

Um dia este belo lugar foi chamado de Várzea do Portão. Era uma ampla planície alagadiça, nas proximidades do antigo Portão da Vila de Porto Alegre. Isto aconteceu até 1807 quando o Governador da Capitania, Paulo José da Silva Gama, cedeu a área à municipalidade, para utilização como logradouro público.

Entretanto o Parque só começou a surgir, praticamente, a partir de 1889, quando o Intendente José Montaury determinou a preparação do local e a abertura de algumas alamedas que facilitassem o ajardinamento. Este, contudo, só foi iniciado em 1927!





A história da Redenção é longa, cheia de peripécias que, hoje, não podemos imaginar. Quando estamos nela e passeamos por seus recantos, não nos preocupamos em saber “como foi este lugar, antigamente”. Basta-nos a sensação de prazer que sentimos em desfrutar o acolhedor ambiente que o Parque nos proporciona. Não importa a hora do dia.

*

2° Movimento
USINA DO GASÔMETRO

Este é um dos muitos prédios históricos de Porto Alegre, abrigando hoje um Centro Cultural. Em suas dependências realizam-se seminários, feiras, exposições, e inúmeras manifestações artísticas. Possui teatros, sala de cinema, café, galerias, loja de souvenir e livros, entre outras atrações.

Na realidade deveria ser chamado de “Usina da Volta do Gasômetro”, pois localiza-se próximo à área onde, antigamente, havia um gasômetro e que tinha essa denominação – “Volta do Gasômetro”.





Era usina geradora de energia elétrica movida a carvão, e não a gás. Seu símbolo mais significativo é a grande chaminé, com aproximadamente 120 metros de altura.

O prédio foi inaugurado no ano de 1928, pertencendo à Companhia Brasil de Força Elétrica, subsidiária da Electric, Bond & Share Co., que produziu eletricidade e transporte elétrico na Cidade até o ano de 1954.

*

3º Movimento
COLÉGIO MILITAR DE PORTO ALEGRE

Situado na Avenida José Bonifácio, junto ao Parque da Redenção, o Colégio Militar de Porto Alegre é uma das Escolas de maior prestígio da Cidade. Este prédio foi inaugurado em 1872 e é Patrimônio de Porto Alegre desde essa época. É carinhosamente chamado de “Casarão da Várzea” e também de “Velho Casarão”.

A decisão de sediar na então Província de São Pedro uma organização de ensino complementar à Escola Militar da Corte, levou Sua Majestade Imperial Dom Pedro II a determinar, pelo Decreto nº 634, de 20 de setembro de 1851, a criação desta Escola. Teve diversas denominações, sendo “Escola Militar da Província” (1883 a 1888), “Escola Militar do Rio Grande do Sul” (1889 a 1898), “Escola Preparatória e de Tactica” (em 1898 e de 1903 a 1905), “Escola de Guerra” (1906 a 1911), “Colégio Militar de Porto Alegre” (1912 a 1938), e “Escola Preparatória de Cadetes” (1939 a 1961). Em 1962 voltou a denominar-se “Colégio Militar de Porto Alegre”.






O Colégio Militar de Porto Alegre é conhecido, ainda, como “Colégio dos Presidentes” pois de seus bancos escolares saíram oito Presidentes do Brasil: João de Deus Menna Barreto (Junta Governativa provisória de 1930), Getúlio Vargas, General Eurico Gaspar Dutra, Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, General Arthur da Costa e Silva, General Emílio Garrastazu Médici, General Ernesto Geisel e General João Baptista de Oliveira Figueiredo.

Neste ano o Colégio Militar de Porto Alegre comemorou o seu Centenário (1912 – 2012) realizando palestras e intensa programação cívica e cultural, culminando com um Concerto da OSPA / Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Evandro

_________________

Nenhum comentário: